Páginas

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Via Sacra


No dia 18 de abril, Sexta-feira Santa, realizou-se a Via Sacra ao vivo. Como o estado do tempo não permitiu que esta encenação decorresse ao ar livre, foi no salão paroquial que teve lugar.
A afluência de povo foi grande. A encenação estava muito bem preparada e ensaiada e correu tudo muito bem, pelo que foram momentos vividos com muita emoção. Conforme a encenação decorria todos os presentes iam entrando no espírito do caminho do Calvário, acompanhando Jesus na Sua Via Sacra até à Cruz. 
Pela primeira vez os textos narrativos foram previamente gravados, o que os tornou perfeitamente audíveis e sem falhas. Todas as pessoas que participaram fizeram um trabalho excelente, desde os atores principais aos secundários e figurantes. A logística estava bem organizada, não se detetaram falhas. Todos estão de parabéns pelo trabalho executado, um bem-haja por todo o serviço prestado gratuitamente à paróquia. Deus os compensará.

102º aniversário

No dia 11 de abril, Maria Gonçalves Pires Viana completou 102 anos de vida. Conhecida como Maria do Simão, vive com a irmã mais nova e o marido desta e é cuidada pela sobrinha. 
No dia do aniversário tinha uma ligadura no braço esquerdo para proteger a sutura de uma pequena cirurgia que tinha feito na semana anterior, mas estava tranquila e sem dores. Durante a tarde desse dia passaram por sua casa vários amigos e familiares a darem os parabéns, e ela aceitou tudo com tranquilidade. 
Não vê, mas tem consciência do que se passa. Gosta muito de rezar e é inseparável do seu terço, que reza diariamente. Que seja muito feliz no tempo que lhe resta, com saúde e tranquilidade.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Senhor aos enfermos

 


Realizou-se na manhã do dia 6 de abril a procissão do Senhor aos Enfermos, que percorreu as principais ruas de Castelo do Neiva acompanhada pela Filarmónica de Vila Nova de Anha. Durante a noite fizeram-se os tapetes com diversos materiais: flores, serrim pintado, etc. nos locais por onde a procissão ia passar. Havia colchas penduradas nas janelas e varandas e também houve quem enfeitasse os portões das casas e os passeios com imagens religiosas e panos ou toalhas de várias cores. 
Como o pároco tinha sido sujeito a uma intervenção cirúrgica há pouco tempo e não podia fazer caminhadas muito prolongadas, veio um sacerdote substituí-lo na tarefa de acompanhar a procissão e dar o Senhor aos doentes e idosos. O padre Xavier fez o trajeto a pé, na procissão, desde a igreja até ao Alto da Preta, indo depois de automóvel até aos locais onde havia pessoas a visitar, garantindo assim a sua presença em todos.
O tempo esteve ameno, tornando a caminhada agradável. Esta procissão tem a duração de cerca de quatro horas.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Sagrado Lausperene


Realizou-se no fim-de-semana de 29 e 30 de março o sagrado Lausperene, na igreja paroquial. Após o seu início no sábado à noite, depois da missa vespertina, os grupos e movimentos da paróquia asseguraram as horas de adoração até à tarde do dia seguinte: Grupo Coral, Escuteiros, JARC, ACR, Cursilhistas, Vicentinos, Catequese e LIAM. 
Foram quase 24 horas de adoração contínua ao Santíssimo Sacramento, exposto no cimo do altar-mor, que nunca esteve sozinho. No final houve Eucaristia, cerca das 16h do domingo, encerrando deste modo o sagrado Lausperene. 

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Falecimentos em março

Durante o mês de março faleceram os seguintes conterrâneos: 


No dia 10, Domingos Plácido Vilarinho, de 98 anos.



No dia 11, Rosa Neiva Vilas Boas, de 72 anos.



No dia 27, António de Matos, de 86 anos.



Também no dia 27 a Irmã Maria da Rocha Vitorino, de 97 anos. 

A todas as famílias em luto dirigimos profundos sentimentos de pesar, que as almas dos seus ente-queridos descansem em paz.