Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2025

Concerto Sons do Caminho


Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, houve na igreja paroquial um concerto musical, com início às 21h30 do dia 10 de maio, pelo grupo Lulavai, um quarteto de harpas celta proveniente da Galiza e que faz parte do festival “Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro”.  Este concerto estava inserido no projeto Sons do Caminho, que tem organizado concertos em várias igrejas de várias freguesias por onde passa o Caminho de Santiago – caminho da Costa. 
Foi uma noite memorável, com uma atuação intimista das quatro mulheres que formam as Lulavai, havendo apenas a lamentar o facto de ter acontecido numa noite em que havia outros eventos e por isso a afluência de público não foi a desejada.

domingo, 11 de maio de 2025

Rodrigo Vaz anuncia candidatura


 No dia 3 de maio o nosso conterrâneo Rodrigo Vaz anunciou nas redes sociais a sua candidatura a presidente da Junta de Freguesia nas próximas eleições autárquicas, dando continuidade ao projeto LINCN (Lista Independente por Castelo do Neiva). Rodrigo Vaz resolveu candidatar-se porque “acredito no nosso potencial, no valor da nossa comunidade e na capacidade que temos de construir um futuro melhor, assente na responsabilidade, na dedicação e no desenvolvimento. Não prometemos impossíveis, mas sim um trabalho sério, dedicado e transparente.” 
Aguarda-se a apresentação da sua equipa. 

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Festa da Senhora do Rosário


No primeiro domingo de maio realizou-se como habitualmente a festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, na igreja paroquial. Houve lançamento de foguetes na saída da procissão com o andor da Senhora, o que causou alguma surpresa porque não é costume haver foguetório nestas festas de pequeno formato. 
No final da procissão é habitual a confraria distribuir alguns rosários pelas pessoas que tiverem dado o nome.

domingo, 4 de maio de 2025

Falecimentos em abril

Durante o mês de abril faleceram os seguintes conterrâneos: 

 

No dia 9, Alzira Martins Gonçalves Rocha, de 85 anos, e Maria Torres Lima, de 83 anos; 

No dia 13, Maria de Fátima Pires Neto, de 73 anos; 

No dia 25 faleceu em Canidelo, Vila Nova de Gaia, onde residia, Maria Lúcia Dias de Oliveira, de 80 anos, vindo a sepultar no cemitério de Castelo do Neiva; 

No dia 27 faleceu José Alves Fernandes Rolo, de 85 anos; 

 

No dia 30, Maria Teresa Meira Baeta, de 81 anos, e Belmiro da Cruz Ribeiro, de 51 anos. 

Sinceros pêsames a todas as famílias em luto, que as almas dos seus ente-queridos descansem na paz de Deus.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

Concurso de maios


O Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva levou a efeito mais uma vez o seu tradicional concurso de maios, ao início da noite do dia 30 de abril. Apresentaram-se ao certame nove maios, tendo sido atribuídos o 1º, 2º e 3º prémios a Zélia Arantes, Paulo Vieira e Rosa Vieira Martins, respetivamente. O júri era constituído por Armanda Arezes, Maria Rosalina Lage e Manuel Torres. Como lembrança foram oferecidas gerberas a todos os participantes e aos jurados. 
Todos os maios apresentados a concurso foram depois expostos nas janelas da sede do Grupo.



Festa da Pascoela

Desde 1989 que a visita pascal aos lugares da Praia e da Ladeira se realiza no domingo de pascoela. Também desde essa altura essa visita foi transformada em festa popular, com atuações de conjuntos musicais no sábado à noite e a elaboração de um tapete de flores para a bênção ao mar e aos barcos no domingo. Este ano não foi exceção e houve até um dia extra de festa, com o feriado do 25 de Abril a acontecer na sexta-feira antes desse fim-de-semana. 
Na tarde desse dia houve bifanas e caldo verde e a atuação do grupo de bombos Trambolhões de Castelo do Neiva. Na noite do sábado houve atuação do conjunto musical Curtisom e uma sessão de fogo de artificio. No dia 27, domingo, pelas 5h da manhã iniciou-se a elaboração do tapete de flores e sal, este ano prestando homenagem aos pescadores de Castelo do Neiva com a inscrição no tapete dos nomes de todos os barcos dos pescadores da terra, não só os que atracam cá mas também os que o fazem no Cabedelo e em Viana. No seguimento dessa homenagem foram depostas flores brancas no cemitério da freguesia, em cada lápide do monumento aos pescadores desaparecidos no mar. 
Às 14h saiu o compasso pascal para visitar todas as casas que quiseram receber a Cruz e ao fim da tarde houve nova atuação do mesmo grupo de bombos. Pelas 19h30 iniciou-se a cerimónia da bênção aos barcos, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, representantes da Junta e Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva e muito povo, e nova atuação do grupo de bombos. 
Está a comissão de festas da Pascoela de parabéns, pelo trabalho e gosto que tiveram na organização de todo o evento, assim como todos os que contribuíram ou patrocinaram.