Páginas

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Presépio vivo







Mais uma vez a ACR (Acção Católica Rural) organizou o presépio vivo, na Eucaristia das 9 horas do dia 25 de dezembro (Natal). Este ano o Menino Jesus foi representado pelo pequenino João, acompanhado de seus pais Liliana e Jorge nos papéis de Maria e José. 
No final da Eucaristia saudou-se o Menino, com uma inclinação. Desde 2020 que não se beija o Menino, por questões de higiene e prevenção de possíveis contágios.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

ACR coloca presépios na freguesia

Presépio junto à capela de Nossa Senhora das Neves

A ACR (Açcão Católica Rural) de Castelo do Neiva colocou vários presépios em alguns locais da freguesia, a pedido da equipa de Catequese para a preparação do Advento. Para além de colocarem um presépio no adro da igreja paroquial, como já fazem há alguns anos, este ano colocaram outros em outros locais, como junto às capelas de Nossa Senhora das Neves e Nossa Senhora de Guadalupe, junto ao campo de futebol, etc. 
São presépios feitos com diversos materiais, elaborados pelos jovens da ACR e que tinham sido colocados no adro da igreja ao longo dos anos, em anteriores Natais. A Junta de Freguesia colaborou também, com o empréstimo do presépio que foi colocado pela ACR no adro da igreja.

Presépio no adro da igreja paroquial

domingo, 8 de dezembro de 2024

Mercado de Natal, 7 e 8 de dezembro

Organizado pela Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Emigrantes e com a participação de várias associações, movimentos e artesãos, está a decorrer a segunda edição do Mercado de Natal, junto ao campo de futebol. Há muitas coisas boas para comer, muitas coisas lindas para comprar. Presentes para o Natal, a vários preços. Vinho quente e sopas, muitos petiscos, momentos musicais e animação.


sábado, 7 de dezembro de 2024

50º aniversário do GRECANE


 O Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva, GRECANE, comemorou no dia 1 de dezembro os seus cinquenta anos de existência com um almoço de confraternização entre fundadores, associados e colaboradores, antigos e atuais, realizado no restaurante Solar do Lagar, em Fragoso. Depois do almoço, para o qual se disponibilizaram gratuitamente dois autocarros, todos se dirigiram para a sede do Grupo, onde cerca das 18h foi feita merecida homenagem aos fundadores: José Miranda Gonçalves, Manuel Miranda Gonçalves, Manuel Neto de Miranda e Paulo Pires de Figueiredo, sendo descerrada uma placa a assinalar a data. 
Como não podia deixar de ser, foram cantados os parabéns ao GRECANE, havendo no local um grande bolo de aniversário e champanhe para toda a gente.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Conselho diocesano da ACR


No dia 26 de outubro, no bar da igreja paroquial de Castelo do Neiva, reuniu-se em Conselho a equipa diocesana da Ação Católica Rural, para definir a estratégia a seguir durante o próximo ano: Recriar Caminhos, Aproximar Pessoas. Marcaram presença representantes de Perre, de São Romão do Neiva e de Castelo do Neiva, e pela equipa nacional esteve presente um dos responsáveis pelo Desenvolvimento de Atividades, Pedro Lavrador (primo do Sr. Bispo Dom João Lavrador).

Definiu-se um plano de atividades para as três equipas de base, que continuarão o seu trabalho colaborativo com as respetivas paróquias, e deu-se a conhecer o calendário de atividades a nível nacional. Deu-se também a boa nova de que um nosso conterrâneo, militante da ACR, estará presente na cerimónia da entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (a Cruz e o Ícone de Maria) a uma delegação da Coreia do Sul, pelo Papa Francisco, numa celebração marcada para 24 de novembro, na Basílica de São Pedro, em Roma. Serão jovens portugueses, país onde decorreu a última JMJ, a entregar esses símbolos a jovens do país onde decorrerá a próxima, e será um grande orgulho para a ACR e para Castelo do Neiva saber que um dos nossos jovens estará presente nessa cerimónia. 

domingo, 20 de outubro de 2024

Festa das Colheitas

A ACR (Ação Católica Rural) e a JARC (Juventude Agrária Rural Católica) realizaram este fim-de-semana a festa das colheitas, iniciando o programa com um momento de oração na sexta-feira às 21 h, na capela de Nossa Senhora das Neves; houve uma feirinha rural no domingo de manhã e a participação na Eucaristia das 10h45, na igreja paroquial. O local da feirinha estava previsto ser o adro, mas devido ao tempo chuvoso mudou-se para o bar da igreja. 



A ACR e a JARC são as duas frações da Ação Católica Portuguesa que existem na paróquia, e o dinheiro angariado servirá para financiar as suas atividades durante o ano.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Terço Missionário


    O núcleo de Castelo do Neiva da LIAM (Liga Intensificadora de Ação Missionária) levou a efeito mais uma Festa Missionária, que decorreu no fim de semana de 12 e 13 de outubro. Para além de decorrer uma feira solidária nos dois dias, no adro da igreja paroquial, no sábado a missão foi para a rua, para mais uma edição do Terço Missionário, saindo os grupos às 18h30 de vários pontos da freguesia a rezar e a cantar, vestidos predominantemente com a cor designada: 
    cor azul - campo de futebol; 
    cor verde - junto ao antigo restaurante Pacífico; 
    cor vermelha - adro da igreja paroquial; 
    cor branca - junto à levada de Santa Tecla; 
    cor amarela - capela de Nossa Senhora de Guadalupe. 


    Cada grupo transportava uma serie de dez contas, cada um na sua cor, que ao chegar ao salão paroquial foram todas unidas formando um terço com as cores dos cinco continentes, o terço missionário. Depois da chegada dos grupos seguiu-se a Eucaristia, e seguidamente houve bifanas, caldo verde, arroz doce e animação. 
    Todo o dinheiro angariado foi enviado para terras de Missão.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Academia de bilhar pool

    O Grupo Desportivo Castelense desenvolveu um novo projeto, a Academia de Bilhar Pool mesas de 9 pés. No dia 15 de agosto foi criado um protocolo entre o Castelense e a Junta de Freguesia de Castelo de Neiva, que visou a cedência de uma sala no Centro Cívico para sede do clube de bilhar pool. Este clube foi criado tendo cinco grandes objetivos:
    1º - Criar um espaço que permita receber e organizar provas da Federação Portuguesa de Bilhar, objetivo já consolidado; 
    2º - promover a modalidade a curto-médio prazo, através de jogadores seniores (neste momento já 15 pessoas treinam no clube); 
    3º - federar o Clube na Federação Portuguesa de Bilhar, objetivo a um passo de estar alcançado; 
    4º - federar atletas e oferecer condições plenas para que participem em provas federadas, por equipa e/ou a título individual; 
    5º - promover a modalidade a jovens adolescentes. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Novo dirigente escutista


Realizou-se no sábado, 21 de setembro, a missa de piedade do Agrupamento 537 do Corpo Nacional de Escutas, em que foi também feita a investidura de um novo dirigente, o chefe Vítor Noro. O Vítor percorreu todas as etapas do caminho escutista, iniciando o seu percurso em abril de 2006 com a promessa de Lobito; fez depois a de Explorador, seguindo-se a de Pioneiro e mais tarde a de Caminheiro. Tendo seguidamente concluído o PIF (Percurso Inicial de Formação) que constitui a formação básica e necessária à investidura como Dirigente do Corpo Nacional de Escutas, fez neste dia a promessa e foi investido nessa função pelo Assistente Regional, padre Xavier Moreira, e pelo Chefe da Junta Regional, Henrique Amorim.


Devo dizer que foi com orgulho que assisti a esta cerimónia, pois este novo chefe escutista é o meu filho mais novo, a quem desejo um caminho de retidão e “bela aurora do porvir” no serviço pelo ideal escutista, sendo “da flor a fragrância nos caminhos da virtude”, Escuteiro leal numa “radiosa floração, gentil da vida e dando frutos de glória verdadeira”.


quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Festa de Nossa Senhora das Dores


Realizou-se na manhã de domingo, 15 de setembro, a festa em honra de Nossa Senhora das Dores, com Eucaristia na igreja paroquial e procissão até ao cruzeiro situado nas Mercês. O andor de Nossa Senhora estava magnificamente ornamentado com flores naturais, e foi levado na procissão pelas mesmas quatro mulheres que há anos o levam: Leontina, Maria, Anabela e Soraia. 
O altar de Nossa Senhora das Dores, situado no lado direito da igreja paroquial, foi mandado para restaurar já há três ou quatro anos e, enquanto não volta a ser colocado, a sua imagem, que já foi restaurada, permanece na sacristia, não se encontrando acessível para veneração dos devotos. Por esse motivo a sua festa tem um significado maior, pois assim a imagem é vista e venerada por quem assim o deseje durante os vários dias em que está no andor, que só é desmontado na semana seguinte.



quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Festa de Nossa Senhora dos Emigrantes


Realizaram-se no segundo fim-de-semana de agosto as festividades em honra de Nossa Senhora dos Emigrantes, cujo programa incluiu a já habitual feira medieval. As festividades tiveram início na quinta-feira, dia 8, com uma Eucaristia na capela de Nossa Senhora dos Emigrantes, e terminaram na noite do domingo, dia 11, com um espetáculo de fogo. 


As atividades próprias da feira medieval atraem multidões ao alto do monte, com as tascas tradicionais, as vendas de artesanato, os jogos, encenações e teatros, etc., mas a parte religiosa também atrai a sua quota-parte de gente. Na procissão e sermão, realizados na tarde do domingo, foram muitos os jovens, rapazes e raparigas, que se juntaram para transportarem os andores e as bandeiras e no final ficaram junto à capela enquanto decorria o sermão. Com satisfação se verificou que muitos desses jovens eram emigrantes, marcando presença nos serviços religiosos em honra da Senhora que, como o nome indica, abençoa e protege os emigrantes de Castelo do Neiva por esse mundo fora. Que Ela os abençoe e a todos nós.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Convívio paroquial


Realizou-se no último dia do mês de junho o convívio paroquial, no santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, em Cervães, Vila Verde. Para ali se dirigiram muitos dos nossos conterrâneos, em autocarro ou viaturas particulares, para um dia repleto de convívio salutar entre todos. 
De manhã foi celebrada a Eucaristia no santuário, pelo padre Xavier, seguindo-se o almoço, constituído pelo farnel que cada família levou. Pela tarde houve sardinhada e misto de carnes fornecidos pela paróquia, para o qual cada pessoa contribuiu simbolicamente. 
Foi assim vivido por todos um dia diferente, passado em boa companhia e reafirmando-se as amizades.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Festas na paróquia

 Realizou-se na noite de sexta-feira, dia 31 de maio, o encerramento do mês de Maria e festa da Senhora de Fátima, com Eucaristia na capela de Nossa Senhora das Neves e procissão de velas até à igreja paroquial, rezando o terço pelo caminho. 


Terminado o mês de maio entrou junho, tendo-se realizado no primeiro domingo, dia 2, a festa do Senhor, com missa cantada e procissão do Santíssimo Sacramento.


No dia 9 realizou-se a peregrinação anual a Santa Luzia, em honra do Sagrado Coração de Jesus. A nossa paróquia marcou a presença habitual, indo na procissão juntamente com a de Darque por ambas serem paroquiadas pelo padre Xavier. 


No dia 13 realizou-se a festa de Santo António, também na igreja paroquial, com Eucaristia e procissão. Se é verdade que o povo diz: “em junho, foice em punho”, há também um ditado entre a nossa gente que diz: “junho e janeiro, é meio santeiro”. E foi.