Páginas

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Feirinha para as missões


Realizou-se no dia 25 de maio uma feirinha para as Missões, no salão do Centro Paroquial. Com organização da ACR (Ação Católica Rural) de Castelo do Neiva, em colaboração com a FASFHIC (Família Secular Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição) de Viana do Castelo, a feirinha teve início cerca das 9h da manhã e terminou cerca das 17h. Pelas 15h houve no local a oração do terço, presidida pelo padre Xavier, e no final do terço houve um pequeno momento recreativo realizado por alguns elementos da ACR.
A quantia angariada será encaminhada para casas de Missão em Timor, São Tomé e Guiné, pertencentes à Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Falecimentos em maio

 Durante o mês de maio faleceram os seguintes conterrâneos: 


no dia 9, Manuel Alves Salgueiro, de 95 anos (faleceu em França);
 

também no dia 9, António Torres de Sá, de 79 anos; 


no dia 22, Maria Vaz Cardoso, de 88 anos;


ainda no dia 22, Arminda Gonçalves Meira, de 81 anos. 

Sentidos pêsames a todas as famílias em luto, que as almas dos seus ente-queridos descansem em paz. 

terça-feira, 27 de maio de 2025

Concerto Sons do Caminho


Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, houve na igreja paroquial um concerto musical, com início às 21h30 do dia 10 de maio, pelo grupo Lulavai, um quarteto de harpas celta proveniente da Galiza e que faz parte do festival “Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro”.  Este concerto estava inserido no projeto Sons do Caminho, que tem organizado concertos em várias igrejas de várias freguesias por onde passa o Caminho de Santiago – caminho da Costa. 
Foi uma noite memorável, com uma atuação intimista das quatro mulheres que formam as Lulavai, havendo apenas a lamentar o facto de ter acontecido numa noite em que havia outros eventos e por isso a afluência de público não foi a desejada.

domingo, 11 de maio de 2025

Rodrigo Vaz anuncia candidatura


 No dia 3 de maio o nosso conterrâneo Rodrigo Vaz anunciou nas redes sociais a sua candidatura a presidente da Junta de Freguesia nas próximas eleições autárquicas, dando continuidade ao projeto LINCN (Lista Independente por Castelo do Neiva). Rodrigo Vaz resolveu candidatar-se porque “acredito no nosso potencial, no valor da nossa comunidade e na capacidade que temos de construir um futuro melhor, assente na responsabilidade, na dedicação e no desenvolvimento. Não prometemos impossíveis, mas sim um trabalho sério, dedicado e transparente.” 
Aguarda-se a apresentação da sua equipa. 

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Festa da Senhora do Rosário


No primeiro domingo de maio realizou-se como habitualmente a festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, na igreja paroquial. Houve lançamento de foguetes na saída da procissão com o andor da Senhora, o que causou alguma surpresa porque não é costume haver foguetório nestas festas de pequeno formato. 
No final da procissão é habitual a confraria distribuir alguns rosários pelas pessoas que tiverem dado o nome.

domingo, 4 de maio de 2025

Falecimentos em abril

Durante o mês de abril faleceram os seguintes conterrâneos: 

 

No dia 9, Alzira Martins Gonçalves Rocha, de 85 anos, e Maria Torres Lima, de 83 anos; 

No dia 13, Maria de Fátima Pires Neto, de 73 anos; 

No dia 25 faleceu em Canidelo, Vila Nova de Gaia, onde residia, Maria Lúcia Dias de Oliveira, de 80 anos, vindo a sepultar no cemitério de Castelo do Neiva; 

No dia 27 faleceu José Alves Fernandes Rolo, de 85 anos; 

 

No dia 30, Maria Teresa Meira Baeta, de 81 anos, e Belmiro da Cruz Ribeiro, de 51 anos. 

Sinceros pêsames a todas as famílias em luto, que as almas dos seus ente-queridos descansem na paz de Deus.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

Concurso de maios


O Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva levou a efeito mais uma vez o seu tradicional concurso de maios, ao início da noite do dia 30 de abril. Apresentaram-se ao certame nove maios, tendo sido atribuídos o 1º, 2º e 3º prémios a Zélia Arantes, Paulo Vieira e Rosa Vieira Martins, respetivamente. O júri era constituído por Armanda Arezes, Maria Rosalina Lage e Manuel Torres. Como lembrança foram oferecidas gerberas a todos os participantes e aos jurados. 
Todos os maios apresentados a concurso foram depois expostos nas janelas da sede do Grupo.



Festa da Pascoela

Desde 1989 que a visita pascal aos lugares da Praia e da Ladeira se realiza no domingo de pascoela. Também desde essa altura essa visita foi transformada em festa popular, com atuações de conjuntos musicais no sábado à noite e a elaboração de um tapete de flores para a bênção ao mar e aos barcos no domingo. Este ano não foi exceção e houve até um dia extra de festa, com o feriado do 25 de Abril a acontecer na sexta-feira antes desse fim-de-semana. 
Na tarde desse dia houve bifanas e caldo verde e a atuação do grupo de bombos Trambolhões de Castelo do Neiva. Na noite do sábado houve atuação do conjunto musical Curtisom e uma sessão de fogo de artificio. No dia 27, domingo, pelas 5h da manhã iniciou-se a elaboração do tapete de flores e sal, este ano prestando homenagem aos pescadores de Castelo do Neiva com a inscrição no tapete dos nomes de todos os barcos dos pescadores da terra, não só os que atracam cá mas também os que o fazem no Cabedelo e em Viana. No seguimento dessa homenagem foram depostas flores brancas no cemitério da freguesia, em cada lápide do monumento aos pescadores desaparecidos no mar. 
Às 14h saiu o compasso pascal para visitar todas as casas que quiseram receber a Cruz e ao fim da tarde houve nova atuação do mesmo grupo de bombos. Pelas 19h30 iniciou-se a cerimónia da bênção aos barcos, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, representantes da Junta e Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva e muito povo, e nova atuação do grupo de bombos. 
Está a comissão de festas da Pascoela de parabéns, pelo trabalho e gosto que tiveram na organização de todo o evento, assim como todos os que contribuíram ou patrocinaram.


quinta-feira, 24 de abril de 2025

Via Sacra


No dia 18 de abril, Sexta-feira Santa, realizou-se a Via Sacra ao vivo. Como o estado do tempo não permitiu que esta encenação decorresse ao ar livre, foi no salão paroquial que teve lugar.
A afluência de povo foi grande. A encenação estava muito bem preparada e ensaiada e correu tudo muito bem, pelo que foram momentos vividos com muita emoção. Conforme a encenação decorria todos os presentes iam entrando no espírito do caminho do Calvário, acompanhando Jesus na Sua Via Sacra até à Cruz. 
Pela primeira vez os textos narrativos foram previamente gravados, o que os tornou perfeitamente audíveis e sem falhas. Todas as pessoas que participaram fizeram um trabalho excelente, desde os atores principais aos secundários e figurantes. A logística estava bem organizada, não se detetaram falhas. Todos estão de parabéns pelo trabalho executado, um bem-haja por todo o serviço prestado gratuitamente à paróquia. Deus os compensará.

102º aniversário

No dia 11 de abril, Maria Gonçalves Pires Viana completou 102 anos de vida. Conhecida como Maria do Simão, vive com a irmã mais nova e o marido desta e é cuidada pela sobrinha. 
No dia do aniversário tinha uma ligadura no braço esquerdo para proteger a sutura de uma pequena cirurgia que tinha feito na semana anterior, mas estava tranquila e sem dores. Durante a tarde desse dia passaram por sua casa vários amigos e familiares a darem os parabéns, e ela aceitou tudo com tranquilidade. 
Não vê, mas tem consciência do que se passa. Gosta muito de rezar e é inseparável do seu terço, que reza diariamente. Que seja muito feliz no tempo que lhe resta, com saúde e tranquilidade.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Senhor aos enfermos

 


Realizou-se na manhã do dia 6 de abril a procissão do Senhor aos Enfermos, que percorreu as principais ruas de Castelo do Neiva acompanhada pela Filarmónica de Vila Nova de Anha. Durante a noite fizeram-se os tapetes com diversos materiais: flores, serrim pintado, etc. nos locais por onde a procissão ia passar. Havia colchas penduradas nas janelas e varandas e também houve quem enfeitasse os portões das casas e os passeios com imagens religiosas e panos ou toalhas de várias cores. 
Como o pároco tinha sido sujeito a uma intervenção cirúrgica há pouco tempo e não podia fazer caminhadas muito prolongadas, veio um sacerdote substituí-lo na tarefa de acompanhar a procissão e dar o Senhor aos doentes e idosos. O padre Xavier fez o trajeto a pé, na procissão, desde a igreja até ao Alto da Preta, indo depois de automóvel até aos locais onde havia pessoas a visitar, garantindo assim a sua presença em todos.
O tempo esteve ameno, tornando a caminhada agradável. Esta procissão tem a duração de cerca de quatro horas.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Sagrado Lausperene


Realizou-se no fim-de-semana de 29 e 30 de março o sagrado Lausperene, na igreja paroquial. Após o seu início no sábado à noite, depois da missa vespertina, os grupos e movimentos da paróquia asseguraram as horas de adoração até à tarde do dia seguinte: Grupo Coral, Escuteiros, JARC, ACR, Cursilhistas, Vicentinos, Catequese e LIAM. 
Foram quase 24 horas de adoração contínua ao Santíssimo Sacramento, exposto no cimo do altar-mor, que nunca esteve sozinho. No final houve Eucaristia, cerca das 16h do domingo, encerrando deste modo o sagrado Lausperene. 

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Falecimentos em março

Durante o mês de março faleceram os seguintes conterrâneos: 


No dia 10, Domingos Plácido Vilarinho, de 98 anos.



No dia 11, Rosa Neiva Vilas Boas, de 72 anos.



No dia 27, António de Matos, de 86 anos.



Também no dia 27 a Irmã Maria da Rocha Vitorino, de 97 anos. 

A todas as famílias em luto dirigimos profundos sentimentos de pesar, que as almas dos seus ente-queridos descansem em paz.


terça-feira, 25 de março de 2025

Festa de São José


Na manhã do dia 23 de março, domingo, houve missa de festa dedicada a São José na igreja paroquial e procissão. Temia-se que a procissão não saísse, devido ao mau estado do tempo nos dias anteriores, mas a manhã apresentou-se amena e a chuva deu uma trégua, dando tempo para a realização da procissão no percurso habitual, ou seja, indo da igreja até ao cruzeiro junto à capela de Nossa Senhora das Mercês e regressando.


Festival de folclore


No dia 22 de março o GRECANE organizou o festival de folclore Maresia 2025, comemorando os 50 anos da criação do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva. O local do evento estava inicialmente marcado para junto à sede do GRECANE, mas devido ao estado adverso do tempo foi mudado para o salão do Centro Paroquial de Castelo do Neiva.
Com início cerca das 21 horas, o festival contou com a participação dos seguintes grupos: Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Aveiro; Rancho Folclórico A.C.R. Santa Cruz do Douro, Baião; Grupo Folclórico de Souto, Guimarães; e Grupo Folclórico de Castelo do Neiva. Foi um espetáculo magnífico pela riqueza das danças, cantares e trajes tradicionais apresentados.



Fotos de Félix Costa.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Elevação a vila


Como já era esperado, a Assembleia da República aprovou, no dia 13 de março, a proposta de elevação da freguesia de Castelo do Neiva à categoria de vila. Além de a proposta ser aprovada por unanimidade ainda houve aclamação, com toda a assembleia a bater palmas. 
Apesar de na freguesia haver alguns descontentes, a maioria da população acolheu com entusiasmo e alegria esta notícia, que é afinal de contas uma reposição da verdade histórica, pois Castelo do Neiva já tinha sido vila em tempos passados e por isso o seu brasão heráldico ostenta, desde a sua criação nos anos noventa, as quatro torres reservadas às vilas e não três como as aldeias. Voltar a ser vila era apenas uma questão de tempo, e esse tempo já chegou. Parabéns à Junta de Freguesia e a todos que têm trabalhado em prol do progresso e valorização da nossa terra.

terça-feira, 4 de março de 2025

Falecimentos em fevereiro

No dia 6, Manuel Augusto Alves, de 76 anos.

 No dia 13, Rosa Fernandes Meira Baptista, de 65 anos.

No dia 17, Ester Ferreira Arezes, de 87 anos. 

No dia 20, Manuel Alberto Meira Fernandes, de 59 anos.

 No dia 25, Dolores Gonçalves Meira, de 84 anos. 


Paz às suas almas, descansem na eterna glória.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Exposição de Fotografia

 

Decorreu no domingo, 9 de fevereiro, no Salão Paroquial de Castelo do Neiva, a inauguração da exposição CARTOGRAFIA AFETIVA DE CASTELO DO NEIVA, composta por fotografias de coleções domésticas, com curadoria de Daniel Maciel, e a exibição de seis fotografias faladas, com conversas vídeo-gravadas de seis pessoas da freguesia. Esta exposição estará patente no local até ao dia 28 de fevereiro, e na sessão de encerramento serão exibidas mais seis fotografias faladas, gravadas igualmente na freguesia.
O projeto CARTOGRAFIA AFETIVA DE CASTELO DO NEIVA é da responsabilidade da AO NORTE Cineclube Viana, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Encontro de Janeiras


No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existência, o Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE) realizou no dia 1 de fevereiro, pelas 21 horas, um Encontro de Janeiras. O evento decorreu no Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva e contou com a atuação dos seguintes grupos: Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva, Grupo Folclórico de Tregosa, Ronda Típica da Meadela e Grupo de Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira. 
O encontro terminou com um convívio entre todos os participantes na sede do GRECANE.

Foto de Félix Costa.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Falecimentos em janeiro

No dia 10: Ismael Coutinho Vitorino, de 52 anos.

No dia 12: Maria de Lurdes Peixoto Gonçalves Pedra, de 94 anos.

No dia 13: Manuel Fernandes Pires Neto, de 92 anos.

No dia 13: Manuel de Faria, de 79 anos.

No dia 14, Manuel Bonifácio Couto, de 74 anos.

No dia 15: Manuel Martins da Cunha, de 82 anos.

No dia 17: Maria das Dores Fagundes Viana, de 91 anos.

No dia 26: Manuel Dias da Costa, de 81 anos.

Para todas as famílias enlutadas os mais sinceros sentimentos de pesar, que os seus ente-queridos descansem em paz.