Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Presépio Vivo


Dia de Natal, 25 de dezembro. Participando na Eucaristia da igreja paroquial e na da capela da Senhora das Neves, a ACR (Açcão Católica Rural) organizou mais uma vez o presépio vivo. Dois casais assumiram o papel da Sagrada Família, um em cada uma das Eucaristias.


O Menino Jesus foi levado em cortejo: por uma acólita, na igreja...


...e por uma criança, na capela.


No final das missas deu-se o Menino a beijar, tradição que faz parte das celebrações natalícias desde tempos muito antigos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A Luz da Paz de Belém chegou à nossa paróquia


A televisão pública da Áustria, em conjunto com os Escuteiros e Guias austríacos, elege, desde 1989, uma criança que transportará a Luz desde Belém até ao seu país.
Esta criança, símbolo da inocência e pureza, desloca-se até à gruta de Belém, na Terra Santa, e lá recolhe a chama, que será transportada até Viena, na Áustria, onde se realiza uma cerimónia, na qual a chama é partilhada com delegações de Escuteiros e Guias de vários países. Nesta cerimónia esteve presente uma delegação portuguesa do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, composta por quatro elementos, que depois transportou a luz até ao nosso país.
Em Évora, no dia 11 de dezembro, na cerimónia nacional de receção e partilha da Luz da Paz de Belém, durante a Eucaristia presidida pelo arcebispo local, D. José Alves, foi essa luz distribuída aos vários agrupamentos portugueses de Escuteiros e Guias. De lá a trouxe o agrupamento de São Romão do Neiva, para a Junta Regional de Viana do Castelo, de onde seguiu para os vários agrupamentos da região.
De candeia em candeia, esta chama que foi acesa em Belém, e que já percorreu mais de 5600 km sem nunca se apagar, chegou também à nossa comunidade paroquial. Nas missas do domingo, dia 18, o padre Xavier colocou-a sobre os altares-mor da igreja paroquial e da capela da Senhora das Neves, permanecendo acesa.
Quem pretender levá-la para sua casa só tem de ir lá buscá-la, levando uma vela, um círio ou um lampião, acendendo-os na Luz de Belém (com cuidado para não a apagar). A partir daí, pode acender com a sua vela outras velas e oferecer aos amigos e vizinhos, ou simplesmente tê-la em casa.
Na noite de Natal tenhamos junto ao presépio a Luz da Paz de Belém, vinda do local onde o Menino nasceu para junto do Menino que se encontra em nossas casas.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Baile da CSIF no Centro Paroquial e Social


Realizou-se na tarde do dia 14 de dezembro o baile da CSIF (Comissão Social Interfreguesias) de Castelo do Neiva, Chafé, São Romão do Neiva e Vila Nova de Anha, este mês organizado pela Junta de Freguesia de Castelo do Neiva. Estiveram presentes cerca de quatrocentas pessoas, no Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva, convivendo e divertindo-se ao som da música colocada por Nuno Pereira (DJ Blackalive), já costumeiro nestas andanças.


As CSIF são um projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que visa promover, junto da população idosa das várias freguesias do concelho, atividades que limitem o isolamento a que por vezes este setor da sociedade está votado.
Segundo o site da Câmara Municipal de Viana do Castelo, as CSIF:
  • «São o órgão local privilegiado pelo contacto directo com a população/território, na recolha de dados e implementação de projectos.
  • Reúnem mensalmente e contam com a participação dos 40 Presidentes de Junta de Freguesia do município e de agentes económicos, académicos, sociais, desportivos e culturais locais.
  • Todas as CSF/CSIF são dinamizadas pelo Qualificador que é o elemento responsável pela articulação com o Núcleo Executivo e pela organização das reuniões e das actividades a desenvolver neste âmbito.»

(Fotos: Paulo Torres)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Exposição de presépios no bar da igreja


De 8 de dezembro de 2016 a 8 de janeiro de 2017, estará no bar da igreja uma pequena exposição de presépios, na sua maioria artesanais. Organizada pela ACR (Ação Católica Rural), esta iniciativa visa preservar a tradição do Natal na sua origem: o nascimento de Jesus.
Há presépios feitos com cortiça, xisto, seixos, barro, madeira, EVA, conchas, ouriços-do-mar, lata de atum, folhacos de milho, tecido com ponto cruz, pinhas, pedrinhas, plasticina, etc. Como curiosidade, refira-se um presépio trazido de Jerusalém, na Terra Santa, onde o Menino nasceu. Uma exposição que vale a pena ver, comentar e mostrar às crianças.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Concerto na igreja paroquial


Promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, teve lugar sábado, dia 3 de dezembro, pelas 21 horas, um concerto na igreja paroquial pelo grupo“I Colori dell'Armonia”, que deixou encantados todos os que se deslocaram ao local e que, apesar da noite fria, foram bastantes.
I Colori dell'Armonia é um grupo de música antiga, composto pelos músicos de origem galega: Mariña García-Bouso e Andoni Conde - violinos; Fernando Santiago - violoncelo; Eneias Freire - tiorba e Débora Valuja - cravo.


O evento, que contou com a presença do presidente da Câmara de Viana do Castelo, da vereadora da Cultura, do presidente da Junta de Castelo do Neiva, elementos da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo e da Comissão de Festas de Santiago, integra o projeto “Sons do Caminho”, de promoção do Caminho Português da Costa.
O Caminho Português da Costa, em direção a Compostela, é o segundo percurso mais percorrido, a seguir ao Caminho Francês, com cada vez mais interesse nacional e internacional. Em Castelo do Neiva está um dos mais importantes marcos deste caminho: a inscrição da consagração da igreja a Santiago, datada do ano 862, sendo a consagração mais antiga ao apóstolo de Cristo em território português. Esta inscrição encontra-se atrás do altar de Nossa Senhora das Dores.
Por cá passam muitos peregrinos, portugueses e estrangeiros, a caminho de Santiago de Compostela, principalmente entre os meses de abril e outubro.

(Fotos: Padre Xavier)

domingo, 20 de novembro de 2016

Festa das Colheitas 2016


Organizada pela ACR (Ação Católica Rural) e pela JARC (Juventude Agrária Rural Católica) decorreu no Salão Paroquial, na tarde de sábado, dia 19 de novembro, mais uma edição da Festa das Colheitas.  A partir das 14 horas, quem por lá passasse podia comprar produtos hortícolas e/ou deliciar-se com os petiscos que se encontravam à venda. 
A festa terminou por voltas das 19 horas, depois da celebração da Eucaristia, também no Salão Paroquial; e, apesar da chuva, foram muitas as pessoas que por lá passaram, contribuindo com a sua ajuda para a continuidade destes dois Movimentos, pois a quantia angariada servirá para a ACR e a JARC patrocinarem as próprias atividades durante o próximo ano.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ACR - Eleição da Equipa Diocesana


No dia 23 de outubro a ACR de Viana do Castelo reuniu-se em São Romão do Neiva para mais uma edição de Mundo Rural. Além das atividades religiosas e recreativas, do programa constava também a eleição da equipa diocesana para o triénio 2016-2019.
Depois de contados os votos, ficou assim constituída a Equipa Executiva Diocesana da Acção Católica Rural de Viana do Castelo:

Presidente: Nuno Miguel da Costa Pereira (Castelo do Neiva)
Vice-Presidente: Ana Arezes Noro (Castelo do Neiva)
Secretário: Romeu Vieira (Castelo do Neiva)
Tesoureiro: Diana Gigante (Perre)
Departamento Jovens e Adolescentes: Marlene Viana Rodrigues (Castelo do Neiva) e Luís Cerqueira (São Salvador da Torre)
Departamento Formação: Pe Xavier Moreira (Castelo do Neiva) e Adriano Viana (Fragoso)
Departamento Mundo Rural: Cecília de Jesus Martins (São Salvador da Torre)


A missa foi celebrada no mosteiro, durante a qual o Pe. José Luís realçou as características da ACR enquanto Movimento de leigos em colaboração com a Igreja Católica, mediante o seu método de trabalho VER, JULGAR, AGIR.
Com vários projetos a realizar ao longo do próximo triénio, a Equipa Diocesana conta com a colaboração e apoio dos vários grupos de base.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

LIAM - Festa Missionária

O grupo de cor vermelha, que saiu do adro da igreja
A LIAM (Liga Intensificadora de Ação Missionária) de Castelo do Neiva levou a efeito mais uma Festa Missionária, que decorreu entre os dias 19 e 23 de outubro. 
Seguindo o programa, nos dias 19, 20 e 21 foram efetuadas palestras, dedicadas aos temas: "Maria, Mensageira da Misericórdia", "Igreja Diocesana ao Serviço da Misericórdia" e "Família, Comunidade de Amor e Serviço".
No dia 22, sábado, a missão foi para a rua, para mais uma edição do Terço Missionário, saindo de vários pontos da freguesia a rezar e a cantar: 
Cor Azul - Campo de futebol;

Início do Terço Missionário junto ao campo de futebol
Cor Verde - Junto ao restaurante Pacífico; 
Cor Vermelha - Adro da igreja paroquial;

Início do Terço Missionário no adro da igreja paroquial
Cor Branca - Junto à levada de Santa Tecla; 
Cor Amarela - Capela de Nossa Senhora de Guadalupe.

À chegada dos grupos ao salão paroquial formou-se um gigantesco terço, com os balões das cinco cores, que simbolizam os cinco continentes. Foi solto e elevou-se ao céu, enquanto se rezava a Salvé-Rainha.
Seguiu-se a Eucaristia, no final da qual havia um jantar solidário com variados petiscos.
À noite houve animação cultural e religiosa.
No domingo, dia 23, houve almoço solidário e pelas 15 horas a oração do terço no salão paroquial. Durante os dias de sábado e domingo decorreu a Feira Missionária.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Festa de Nossa Senhora das Dores


Celebrou-se no domingo, dia 18, na missa das 8 h, a solenidade de Nossa Senhora das Dores, seguida de procissão. Esta festa é dispensada e por isso celebrada no domingo seguinte ao dia 15 de setembro, dia dedicado a Nossa Senhora com este título.


A imagem de Nossa Senhora das Dores tem sete espadas cravadas no peito, indicando as sete dores de Nossa Senhora:
  • A profecia de Simeão;
  • A fuga para o Egito;
  • A perda do Menino durante três dias;
  • O encontro de Maria e Jesus no caminho do Calvário;
  • Maria vendo o sofrimento e morte de Jesus na Cruz;
  • Maria recebendo o corpo de Jesus tirado da Cruz;
  • Maria vendo o corpo de Jesus a ser depositado no Sepulcro.

Nossa Senhora das Dores é também chamada de Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora da Agonia, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou Mater Dolorosa, embora nem todas estas imagens possuam as sete espadas (algumas têm uma, outras nenhuma).

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

I Festa do Pescador


Realizou-se no dia 4 de setembro, junto ao campo de futebol Beira-Mar, a I Festa do Pescador, com uma comissão organizadora composta por Maria José Neto, Manuel Fagundes, Herculano Rolo e Alberto Batista.
Criada na primavera, esta comissão conseguiu a simpatia e o apoio dos pescadores locais, que contribuíram com gosto para a realização da festa.
Foi colocada uma caixa na lota de Castelo do Neiva para angariação de fundos, onde os pescadores colocavam algum peixe, que era depois vendido. A quantia angariada serviu para a compra de um boi e de um porco, que foram assados no dia da festa. As sandes da sua carne eram grátis para quem quisesse, apenas as bebidas eram pagas.
Houve também dois momentos musicais, com o Grupo de Amigos da Concertina da Casa do Povo de Mazarefes durante a tarde e o conjunto musical Top 5 a partir das 20 horas.


Esta festa teve o apoio logístico da Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Emigrantes, do motoclube Barrigas Negras e do Grupo Desportivo Castelense.
O empresário Armindo Lamas colaborou com o serviço de bar, com vinhos de sua produção.
O emigrante castelense Leandro Pedra também colaborou, com uma quantia em dinheiro.
Segundo Maria José Neto, pescadora e presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva, esta festa foi pensada depois de ela e mais três pessoas terem criado uma comissão para a realização da festa da Pascoela, que ficou sem direção na última edição. Como entretanto foi criada e anunciada outra comissão para a Pascoela, os elementos da também recém-formada comissão (a própria Maria José, Herculano Rolo, Manuel Fagundes e Alberto Batista) resolveram não interferir e aplicar os seus conhecimentos e tempo disponível para organizar uma festa dedicada ao pescador, ficando assim o Lugar da Praia com duas festas, uma na Pascoela e outra no primeiro fim de semana de setembro.
Houve pouco tempo para angariar fundos e preparar a festa, mas a sua primeira edição pode considerar-se um sucesso. Para o ano será melhor, contam.
E nós contamos também. Damos os parabéns a esta comissão, assim como à comissão da Pascoela, pelo bairrismo demonstrado na luta para não deixar morrer a tradição.
Onde todos ajudam, todos os obstáculos são vencidos.

(Fotos: Tânia Sá) 

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

7 JOVENS CASTELENSES NAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE


Responderam ao apelo do Papa e foram ao seu encontro. A Ana, o Rodrigo, o Rafael e a Marlene, da Ação Católica Rural (ACR); a Carolina, a Rita e a Andreia, da Juventude Agrária Rural Católica (JARC) foram os sete jovens da nossa freguesia que, juntamente com outros oitenta e cinco da diocese de Viana, se juntaram aos dois milhões de jovens de todo o mundo para o encontro com o Pastor Universal da Igreja Católica, Papa Francisco, nas Jornadas Mundiais da Juventude 2016, que tiveram lugar na Polónia.

Foto: Domingos Meira, facebook
Apesar de a presença do Papa apenas ocorrer entre os dias 26 e 31 de julho, sessenta dos jovens vianenses, entre os quais os sete de Castelo do Neiva, assim como milhares de outros de diversos países, viajaram para a Polónia mais cedo, para participarem nas designadas Pré-Jornadas.

Foto: Domingos Meira, facebook
Foram duas semanas de intercâmbio cultural, entre 19 de julho (dia da partida) e 2 de agosto (dia do regresso a Portugal), dormindo em casas de acolhimento e participando nas muitas atividades que lhes estavam destinadas. Usando os transportes públicos, muitas vezes com bastantes transtornos, percorreram vários quilómetros durante esses dias, entre Varsóvia, Cracóvia e as cidades onde estiveram a morar.

Foto: Domingos Meira, facebook
Uma dessas noites tiveram de dormir na estação, porque houve falha na organização e perderam o comboio, mas receberam sentidos pedidos de desculpas por parte de representantes da Organização das Jornadas e do Chefe da Estação de comboios.

Foto: Domingos Meira, facebook
Experimentaram gastronomia diferente da nossa, vivenciaram usos e costumes que desconheciam e aprenderam algumas palavras em polaco, língua que até ali lhes era totalmente estranha.

Foto: Domingos Meira, facebook
Visitaram um Campo de Concentração, santuários marianos e também o de São João Paulo II e o de Santa Faustina, onde rezaram junto ao túmulo da santa. Neste ano da Misericórdia visitaram o Santuário a ela dedicado. Tiveram também um dia de atividades com pessoas enfermas, pondo em prática a boa formação moral que, apesar das suas jovens vidas, já lhe está bem vincada.

Foto: Domingos Meira, facebook
Nesses dias cantaram, dançaram, rezaram. Apanharam chuva mas também muito calor.
Conheceram jovens de todo o mundo, trocaram lembranças, viram e ouviram o Papa.
No final, uma imensa tristeza e choro por deixarem as famílias que os acolheram e trataram tão bem e os amigos que fizeram; mas também uma profunda gratidão por tudo o que viveram, uma grande vontade de pôr em prática as palavras de Francisco.

Foto: Domingos Meira, facebook
Regressaram ao fim da tarde do dia 2 de agosto, com vontade de voltar. Por isso, começaram já a fazer planos para as próximas Jornadas, que se realizarão no Panamá, em 2019.
É bom ver que a juventude sonha, assim o mundo continua a avançar.

Foto: Domingos Meira, facebook

domingo, 7 de agosto de 2016

Uma figura que permanecerá na nossa memória

Foto de Zé António Cardante, no facebook

"Resolvi-me e fui às trutas
lá p'rò rio de Parada,
tirando duzentas trutas
dei fé da cana quebrada..."

Pode uma cantiga definir uma pessoa?
Pode. Manuel Augusto Dias Alves teve o nome ligado a esta cantiga de Quim Barreiros desde muito novo, criança ainda. Era o Nel da Emília, mais conhecido como Nel da Truta.

      
Foto do obituário
Penso que nasceu normal mas um dia fugiu para o monte, ficou lá uma noite e ficou mentalmente afetado. Pelo menos era esta a versão que sempre ouvi para explicar a sua condição de sempre menino; nunca evoluiu para a maturidade natural de ser homem, foi sempre uma criança, apesar do tamanho.
Decorava cantigas e tudo que lhe despertasse interesse. Quando aprendeu a canção da truta (quando o Quim Barreiros se iniciava nas cantigas) toda a gente lhe pedia para a cantar. E ele cantava. Lembro-me também de ele dizer de cor um texto que estava num antigo livro de leitura da escola primária, sobre um homem sábio que sabia tudo mas não sabia nadar.
Gostava muito de religião, dos santos e de ir à missa. A minha mãe tinha uma coleção em quatro volumes sobre a vida de Jesus Cristo; quando ela a comprou, ele todas as tardes ia lá a casa ler um bocadinho.
Antes de ser internado andava de casa em casa, visitava toda a gente do Lugar da Praia; era a sua rotina habitual, apesar de a mãe não aprovar com receio de que ele incomodasse as pessoas. Mas ele não incomodava. E ia todos os dias à missa.
Era das figuras mais queridas, não conheço ninguém que não gostasse dele.
Faleceu no dia 17 do mês passado, com 56 anos. A multidão presente no seu funeral prova que tocou os corações de todos que com ele privaram.
A esta hora, o Nel já viu os santos e os anjos, de que tanto gostava.
Paz à sua alma.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Castelo do Neiva e São Romão mais próximos


A  Rua do Sol, que fica nas Perlinhas e liga Castelo do Neiva à freguesia de São Romão do Neiva, foi inaugurada no dia 30 de julho, cerca das 10 horas da manhã, pelo Presidente da Câmara de Viana e na presença de várias entidades, para além dos presidentes de Junta das duas freguesias e muito povo.


A comitiva chegou ao local da confrontação das duas freguesias vinda de São Romão e acompanhada pela Fanfarra dos Escuteiros da dita freguesia, onde a esperava o presidente e outros elementos da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva.


Depois de destapada a placa pelos três presidentes, que até ali esteve coberta com as bandeiras das duas freguesias, tendo a da cidade de Viana ao meio, seguiram-se breves discursos.


Para complementar o evento houve atuação do Grupo de Sopros da Associação Musical de Castelo do Neiva, seguindo-se um copo d'água na parte do Castelo.


Fica assim mais fácil o acesso a cada uma das freguesias, beneficiando principalmente quem nelas trabalha e evitando a volta que se dava pela Ponte do Castelo.
O alargamento e pavimentação do caminho facilita também a intervenção dos bombeiros, em caso de fogo florestal. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Festas de Santiago cada vez melhores


As festas de Santiago têm vindo a crescer de ano para ano, graças ao esforço da Comissão de Festas e à ajuda de quantos colaboram para que o nosso padroeiro seja lembrado e festejado como deve ser. Eis algumas imagens, cliquem em cima que ficam maiores:

Caminhada
Jorge Loureiro e Naty
Procissão
Os andores
Alguns aspetos da festa e sorteio das rifas. O 1º prémio saiu a José Dias, mais conhecido como Zé de Viseu
Igreja e nicho de Santiago

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Castelense Carlos Lima é campeão nacional de BTT XCM pela 3ª vez


Carlos Lima, atleta da EDV-VianaCycles, sagrou-se campeão nacional de BTT XCM pela terceira vez. Depois de ter sido campeão em 2014 e 2015 na categoria de Master 50, este ano voltou a vencer mas na categoria Master 55.
A prova realizou-se em Seia, com temperaturas a rondar os 30°, onde a equipa da Escola Desportiva de Viana, constituída apenas por atletas vianenses, teve uma prestação ao nível das melhores. Perdeu por apenas 2 pontos o 3º lugar do pódio e acabou por fechar o campeonato nacional em 4º lugar na classificação de equipas, no escalão de Masters.


Carlos Lima é natural de Castelo do Neiva mas reside em Viana do Castelo desde a adolescência; é engenheiro civil e trabalha na Câmara Municipal de Ponte de Lima.
É filho de Celeste da Silva Azevedo, já falecida, que foi auxiliar na antiga Escola de Santiago durante largos anos, antes de ser transferida para Viana em 1973; e de Manuel Fernandes de Sá Lima, atualmente reformado dos Estaleiros Navais e mais conhecido entre nós pela alcunha de "Olhão" porque, apesar de ter nascido em Castelo do Neiva, viveu grande parte da sua infância naquela cidade algarvia.

(Fotos: cortesia de Carlos Lima)

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Paula Baptista vence concurso nacional


Depois de ter passado na fase de seleções, a cabeleireira Paula Baptista, também conhecida por Paula Carneiro, venceu o concurso TREND VISION AWARD 2016, na categoria Vision, coleção outono/inverno, cuja final se realizou no Meo Arena, em Lisboa, no dia 24 de julho.
Com uma coloração inspirada em" pedras preciosas, uma mulher elegante, com classe, confortável, muito moderna e com muito bom gosto", Paula Baptista ficou em primeiro lugar entre oito finalistas, ficando selecionada para, juntamente com a sua equipa, representar Portugal no dia 6 de novembro, em Barcelona, numa final a nível mundial.


Serviu de modelo Jessica Meira, uma simpática menina de Castelo do Neiva.

Paula Baptista é natural de Castelo do Neiva mas trabalha em Forjães, onde tem o salão Paula Baptista, Capillus Cabeleireiros.

(Fotos: cortesia de Paulo Torres)