Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2016

Igrejas e capelas de Viana

Ontem, Quinta-feira Santa, realizou-se em Viana a ronda pelas capelas e igrejas da cidade. Centenas de pessoas andaram pelas ruas, de capela em capela, de igreja em igreja, cumprindo um ritual que já tem lugar há muitos anos. 
Uma tradição pascal que atrai centenas, senão milhares, de pessoas, crentes ou não crentes, que aproveitam esta noite para visitar templos que habitualmente não é possível fazer, apreciando as muitas obras de arte sacra que se encontram em todos eles.
Eis as fotos das igrejas e capelas que visitei:

1 - Igreja paroquial de Nossa Senhora de Fátima
2 - Igreja das Almas (foi a primeira matriz de Viana)
3 - Capela de S. Francisco de Paula, mais conhecida como das Malheiras
4 - Igreja da Misericórdia
5 - Capela da Casa da Carreira (na Câmara Municipal)
6 - Igreja de Nossa Senhora da Caridade
7 - Capela do Senhor do Calvário (junto à igreja de Nossa Senhora da Agonia)
8 - Igreja de Nossa Senhora da Agonia
9 - Capela de São Roque
10 - Capela de Santa Catarina
Nicho do Senhor dos Aflitos
(apesar de não contar como capela também estava ornamentado e com as portadas abertas)
11 - Capela do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires (no Convento de São Domingos)
12 - Igreja de São Domingos
13 - Capela do Museu de Artes Decorativas (Museu Municipal)
14 - Capela de Nossa Senhora das Candeias
15 - Capela do navio-hospital Gil Eanes
16 - Sé (antiga Matriz)
17 - Igreja de Nossa Senhora do Carmo

domingo, 20 de março de 2016

Procissão do Senhor dos Passos


Realizou-se esta tarde em Viana a procissão do Senhor dos Passos. Depois da celebração do Ofício de Vésperas, na Sé, seguiu a comitiva para a Praça da República, onde teve lugar o Sermão do Encontro, pelo Bispo de Viana, com o andor de Nosso Senhor dos Passos em frente ao de Nossa Senhora das Dores. 
Da varanda do edifício dos Paços do Concelho, D. Anacleto agraciou os presentes com um belo e emocionante sermão. Baseando-se, obviamente, nas obras de misericórdia, contou o nosso Bispo, entre outras coisas, que numa das suas muitas visitas domiciliárias a doentes conheceu um doente deficiente físico, totalmente dependente da mãe. Aquela mãe tudo fazia pelo filho; agradecia a Deus toda a ajuda que os voluntários lhe davam e cuidava dele com muito amor. Às palavras do Bispo, que lhe louvava a coragem e entrega, ela respondeu: sabe, Sr. Bispo, este é o meu Menino Jesus. 
Ficou o Sr. Bispo impressionado e ficou quem o ouviu no sermão.


Depois do sermão seguiu-se a procissão, que passou em frente à Câmara Municipal (cujas varandas estavam engalanadas com colchas), se dirigiu à Avenida e depois novamente à Sé.




Como curiosidade, e segundo o que li num blogue, refira-se que a imagem do Senhor dos Passos escapou a um incêndio na Igreja Matriz (hoje Sé Catedral) em 1809. A imagem tornou-se extraordinariamente leve e pôde ser transportada por alguns homens, que então a retiraram da igreja. Como consequência do incêndio a imagem ficou enegrecida, devido ao calor das labaredas e ao fumo.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Procissão do Senhor aos Enfermos


Realizou-se na manhã do domingo, dia 13, a procissão do Senhor aos Enfermos, para levar o Santíssimo aos doentes e idosos da freguesia. Escuteiros, Confrarias, Grupo Coral, acólitos e muito povo, assim como a Banda de Música de Vila Nova de Anha, acompanharam o Senhor nesta Sua visita aos que não o podem visitar na Sua igreja.
Durante a noite elaboraram-se os tapetes, com flores, serrim e outros materiais, por onde o Senhor passaria, transportado pelo padre Xavier. Também as varandas das casas viradas para as ruas por onde a procissão passava estavam engalanadas com colchas de várias cores.
No Lugar de Moldes e no Lugar da Capela juntaram-se os doentes e idosos das redondezas, em cabanas improvisadas e enfeitadas, e aí receberam o Senhor. Nos outros lugares os doentes comungaram em suas casas.

A procissão do Senhor aos Enfermos faz parte das tradições pascais da nossa freguesia. Antigamente realizava-se na Quinta-feira Santa, mas com a chegada do padre Saleiro, em 1983, isso mudou: nesse dia ele participava na missa da bênção dos Santos Óleos, na Sé de Viana. A procissão passou então para o Domingo de Ramos, dia que se manteve até há alguns anos, altura em que o padre Xavier a mudou para o domingo anterior a esse.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Lausperene 2016


No fim de semana passado realizou-se mais um Lausperene. Com início no final da Eucaristia das 18:30 h de sábado, na igreja paroquial, terminou cerca das 17 h do domingo. 
Pela igreja passaram muitas pessoas, a diversas horas do dia e da noite, para louvar e fazer companhia a Jesus no Santíssimo Sacramento.
Os Movimentos da paróquia encarregaram-se de assegurar a oração em diversas horas pré determinadas: Grupo Coral, Escuteiros, JARC, ACR, Curselhistas, Vicentinos, Catequese e LIAM. Pela madrugada a vigília esteve a cargo de várias voluntárias, que a asseguraram com cânticos, orações e alguns (poucos) momentos de silêncio.

Lausperene (do latim laus perennis, "louvor perene") é a designação dada à exposição de uma Hóstia consagrada, onde os católicos acreditam estar o Corpo de Cristo, vivo e real, e a que chamam Santíssimo Sacramento, para adoração contínua durante várias horas ou dias.