Páginas

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Manuel Santos - lançamento de livro

No dia 5 de agosto teve lugar, no Centro Paroquial e Social de Castelo do Neiva, a sessão de lançamento do livro de Manuel Santos, Momentos da vida - Silêncios preenchidos.
Apresentada por Nereides Martins, a sessão contou com a presença de elementos da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, do pároco e de muitos amigos e familiares. A animação esteve a cargo de Manuel Gesso e Amigas, que alegraram os presentes com as suas desgarradas.
Como o próprio autor diz, o livro, que junta poemas e histórias de vida, «é bonito, romântico e fácil de ler». É um livro em que Manuel Santos nos dá a conhecer, entre outras que foi escrevendo ao longo da vida, letras de canções que escreveu para o conjunto típico Foz do Neiva e que estão registadas na Sociedade Portuguesa de Autores. Já o li e foi bom recordar cantigas e músicas que a memória ainda conserva, trauteando Argentina, Para mim foste traiçoeira, e outras de que bem me lembro.
O livro está à venda nos seguintes pontos: restaurante Segredos do Mar, papelaria Julieta Meira, EletroNeiva e Nelson Neiva. Mais tarde estará à venda em mais pontos de Castelo do Neiva e também em Ponte de Lima.
Manuel Santos nasceu em São Paio de Antas, concelho de Esposende, em 1952.
Em 1974 casou em Castelo do Neiva, com Maria Vitorino (já falecida) onde ficou a viver.
Geriu o restaurante Estrela do Mar, que foi no seu tempo ótima referência gastronómica.
Iniciou-se na música muito jovem, na Banda de São Paio de Antas, e fundou, em 1975, o conjunto típico Foz do Neiva, que alcançou grandes êxitos e teve até uma digressão pela Argentina, em 1980.
No seu restaurante deliciava muitas vezes os clientes, tocando belas músicas no seu órgão eletrónico: quem não se lembra de ouvir o Santos tocar? Memórias que perduram.
Atualmente vive em França.

Foto: cortesia de Sofia Meira