Páginas

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Presépio artesanal no adro da igreja


A exemplo do ano passado, a ACR (Ação Católica Rural) construiu um presépio no adro da igreja paroquial, utilizando materiais diversos como madeira, rolhas de cortiça e tampinhas de plástico.
Em muitas vilas e cidades do Norte de Portugal é comum ver-se um presépio em lugar de destaque, ao ar livre, em vez da árvore de Natal. Tendo conhecimento disso, os militantes da ACR acharam por bem que aqui se fizesse igual, dando destaque ao que verdadeiramente deu início à festa natalícia: o nascimento de Jesus. E assim construíram este bonito presépio.



Presépio vivo

Como já vem sendo habitual, a ACR organizou mais uma vez um presépio vivo no adro da igreja paroquial, com a participação também na Eucaristia, às 9 horas da manhã de 25 de dezembro, dia de Natal.
A Sagrada Família, um anjo, pastores e os três réis magos foram as figuras representadas.
Este ano calhou a Andreia Abreu e Rui Jaques fazerem de Maria e José, com a filha de ambos no lugar do Menino Jesus.




A manhã ameaçava chuva, que chegou no final da missa mas de forma suave, permitindo o presépio ao ar livre durante uns momentos, para ser visto por quem não o conseguiu ver durante a missa.

Festa de Natal da catequese


No dia 22 de dezembro teve lugar, no salão do Centro Social e Paroquial, a festa de Natal da catequese, aberta à comunidade e que este ano contou com a colaboração da Associação Musical de Castelo do Neiva e do Coro Juvenil de Castelo do Neiva.


Em jeito de encerramento das comemorações do Centenário de Fátima foi apresentada uma Narrativa de Fátima, com arranjos do professor Maurício Costa; durante cerca de uma hora reviveram-se os acontecimentos decorridos há cem anos na Cova da Iria.


No final o padre Xavier prestou homenagem a uma catequista, Lúcia Pires, que completou 25 anos de atividade na paróquia.


sábado, 9 de dezembro de 2017

Igreja paroquial em novela da TVI


Com o pretexto de fazer os caminhos de Santiago, uma das personagens da telenovela “A Herdeira”, Alexa, interpretada por Jessica Athayde, esteve em Castelo do Neiva em gravações. As imagens foram transmitidas no episódio 56, no final de novembro. 
O vídeo com as imagens em questão está disponível no site da TVI. 
Nele podemos ver, ao som do tema Sem ti, de Paulo Gonzo, a personagem Alexa dentro da igreja paroquial, perto do altar de Nossa Senhora das Dores, onde se encontra o carimbo para os peregrinos de Santiago, e também no adro, onde se demora a olhar à volta antes de seguir caminho. 
A telenovela “A Herdeira” está a ser gravada em Viana e é transmitida atualmente em horário nobre, pela TVI.