Páginas

domingo, 24 de novembro de 2019

ACR e JARC organizam Festa das Colheitas


Na tarde do passado dia 16 de novembro, a ACR (Ação Católica Rural) e a JARC (Juventude Agrária Rural Católica) de Castelo do Neiva organizaram a Festa das Colheitas, com Eucaristia e uma pequena feira rural, onde havia vários produtos hortícolas à venda e também doçarias, bebidas e petiscos, que decorreu no salão do Centro Social e Paroquial.


Já de véspera, e inserido no programa, tinha havido um momento de oração na capela de Nossa Senhora das Neves, extensivo à comunidade, que incluiu meditação sobre vários temas da atualidade: bullying na escola, violência no namoro, violência contra professores, abandono de idosos, etc..


Este evento serve para a ACR e a JARC angariarem fundos para patrocinarem as suas atividades durante o ano.

domingo, 17 de novembro de 2019

Ana Noro toma posse como presidente nacional da Ação Católica Rural


Reunidos em Conselho Nacional no Centro Diocesano Pastoral de Viseu, nos dias 09 e 10 de novembro, representantes das Dioceses em que a ACR (Ação Católica Rural) está implantada (Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), bem como a Equipa Nacional, projetaram e definiram o plano de ação para 2019/2020.
Também no mesmo Conselho tomou posse a nova Equipa Nacional para o triénio 2019-2022, sendo que a presidente é Ana Noro, nossa conterrânea.
Como assistente nacional foi proposto pela nova equipa o padre Xavier, pároco de Castelo do Neiva, pedido que foi aceite por D. Anacleto, bispo de Viana do Castelo, e aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, que posteriormente o nomeou.
No final do Conselho, a ACR reafirmou a sua vontade de dar continuidade ao trabalho do Movimento como uma mais-valia pelo percurso de formação, bem como pelo incentivo à ação no meio.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Raposa invade campo do Castelense


No treino do dia 5 de novembro os jogadores do Grupo Desportivo Castelense, e alguns adeptos que ao mesmo assistiam, foram surpreendidos pela invasão de campo de um inusitado adepto: uma raposa. Logo alguém tratou de gravar em vídeo o animal a brincar com as bolas e a correr pelo relvado, vídeo esse que foi posteriormente publicado numa rede social.
As muitas partilhas que essa publicação teve deram azo a que a insólita ocorrência fosse notícia em diversos órgãos da Comunicação Social, chegando até o vídeo a ser transmitido pela TVI, com José Alberto Carvalho a comentar o caso.
A raposa voltou a repetir a façanha e brinca sem medo no relvado, mostrando que não tem medo dos humanos que a veem e que a deixam à vontade para voltar quando quiser.