Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2020

Presépio artesanal no adro da igreja

O adro da igreja paroquial foi mais uma vez ornamentado com um presépio rústico, elaborado pela ACR (Ação Católica Rural) de Castelo do Neiva, que já tem por tradição fazê-lo dos mais diversos materiais.
Desta vez fizeram as figuras de telhas antigas, as chamadas telhas de cano, com mantos feitos de serapilheira, tendo a cabana de madeira como abrigo.


 

ACR organiza presépio vivo

A ACR (Ação Católica Rural) de Castelo do Neiva realizou mais uma vez o presépio vivo na igreja paroquial, no dia 25 de dezembro, dia em que se comemora o nascimento de Jesus. Com participação na Eucaristia das 9 h da manhã, o quadro natalício composto pelas três figuras da Sagrada Família, os três reis magos e dois pastores foi diferente devido à pandemia, com todos usando máscaras e mantendo o devido distanciamento, mas revestiu-se por isso mesmo de maior significado para quem o viu e quem o viveu.
Os três reis magos e os pastores foram representados por militantes da ACR e a Sagrada Família era composta pelo Filipe, simpatizante do movimento, pela Andreia e a filha de ambos, de três meses de idade, que muito bem fez de Menino Jesus.
Num ano em que poucas atividades se puderam fazer, o presépio vivo representa um sinal de esperança de que tudo vai mudar para melhor. 


domingo, 20 de dezembro de 2020

Bênção dos Meninos Jesus e distribuição da Luz de Belém


Pela primeira vez na nossa paróquia realizou-se a bênção dos Meninos Jesus, nas eucaristias das 8h e das 10h30 do domingo dia 20 de dezembro. Cada pessoa da comunidade foi convidada a levar o seu Menino Jesus, para ser abençoado antes de ser colocado no presépio na noite de Natal.
Os menos atentos aos avisos do boletim paroquial só na hora tiveram conhecimento disso e por isso não levaram o Menino, com muita pena sua, mas muitas pessoas e crianças levaram. 
Eram Meninos pequenos e grandes, com vestidinhos ou sem, em almofadas, manjedouras ou simplesmente aconchegados na mão de quem os levava. 
Como este ano não se deu o Menino Jesus a beijar no final das missas de Natal devido à pandemia, esta bênção aos Meninos que temos em nossas casas revestiu-se de relevante significado.


Também na mesma ocasião se distribuiu a Luz de Belém, como já vem sendo hábito na nossa paróquia, por iniciativa do Agrupamento dos Escuteiros. Quem nesse dia não levou vela ou lampião para trazer a luz poderia fazê-lo mais tarde, pois a chama estava acesa continuamente na capela da Senhora das Neves e na igreja paroquial.