Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ACR realizou Concelho Diocesano


No dia 16 de outubro a equipa diocesana da ACR de Viana do Castelo realizou em Castelo do Neiva o seu Concelho Diocesano, no bar da igreja paroquial. Os trabalhos iniciaram-se por volta das 9h30 e terminaram passavam alguns minutos das 16h, com intervalo para almoço.
No Concelho estiveram presentes, além da equipa diocesana, representantes dos grupos de base atualmente em atividade, uma representante da equipa nacional, Raquel Bernardino, que veio expressamente de Lisboa para o efeito, e o padre Xavier.
Depois de lida e aprovada a ata do último Concelho, realizado em 2019, e do resumo das atividades possíveis realizadas por cada grupo de base em tempo de pandemia, prosseguiram os trabalhos no sentido de dar continuidade e renovação à ACR, continuando a chamar jovens para o movimento e apostando na constituição de grupos interparoquiais nas paróquias mais pequenas. Apelou-se a um reforço das relações intergeracionais, com maior convívio entre jovens e adultos, principalmente idosos, e à continuação de atuação na ação evangelizadora do meio. Houve também esclarecimentos acerca da Jornada Mundial da Juventude com o Papa Francisco, a realizar em agosto de 2023 em Lisboa, e que contará com a presença de alguns jovens de Castelo do Neiva.
E sendo a ACR um movimento solidário, também alguns dos presentes no Concelho passaram pela tenda da Feirinha Missionária que a LIAM realizou nesse fim-de-semana no adro da igreja paroquial, comprando alguns produtos e contribuindo para a ajuda às Missões.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Concerto na igreja paroquial

Realizou-se no sábado, dia 16, pelas 21 h, um concerto na igreja paroquial pela Orquestra do Alto Minho, integrado no projeto Sons do Caminho, de valorização e promoção do Caminho Português da Costa. A Orquestra do Alto Minho conta com jovens músicos de todos os municípios do Alto Minho e tem como principal objetivo criar e educar novos públicos para a música clássica. 
Neste concerto foi apresentado ao público um trio de cordas com oboé: Ana Pereira no violino, Maria Inês Monteiro na viola, Marco Pereira no violoncelo e Tiago Coimbra no oboé. Os quatro interpretaram obras de Johann Sebastian Bach, Anton Reicha e Wolfgang Amadeus Mozart. 
As luzes que envolviam o espaço interior da igreja tornavam o ambiente quase mágico, a música elevava-se e penetrava o coração e a alma de todos que quiseram e puderam assistir a este magnífico concerto. Um agradecimento e louvor aos jovens que não deixam a música clássica morrer, antes a renovam e transmitem com entusiasmo.

Procissão de velas

 

Graças ao alívio das restrições anti covid podem agora realizar-se procissões, com as devidas cautelas, naturalmente. Assim, no passado dia 12 de outubro, véspera do aniversário da última aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, foi realizada na freguesia uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima. 
A procissão saiu da capela de Nossa Senhora de Guadalupe pelas 20 h, com o andor da Senhora de Fátima a ser acompanhado pelo povo munido de velas acesas, em direção à capela de Nossa Senhora das Neves, onde houve Eucaristia. Pelo caminho rezou-se o terço do rosário e cantaram-se cânticos de homenagem a Nossa Senhora. 
A procissão realizou-se com a colaboração da Comissão de Festas de Nossa Senhora de Guadalupe, Grupo Coral, catequistas e o agrupamento de escuteiros, que organizaram o trânsito. Ainda sem o deslumbre das grandes procissões a que estávamos habituados, a realização desta trouxe consolo ao povo, que em razoável número compareceu a este evento religioso.