Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Presépio no adro da igreja

A ACR construiu um presépio artesanal no adro da igreja, ali colocado no dia 8 de dezembro. Já há alguns anos que mantém esta tradição, tentando renovar a cada ano o modo de construir o presépio.
Embora haja pessoas que acham que a elaboração dos presépios nos lares está a cair em desuso, é bom verificar que há jovens que ainda fazem por manter a tradicionalidade do Natal. 

ACR organiza presépio vivo


Na Eucaristia das 09h30 da manhã do dia 25 de dezembro, dia de Natal, a ACR (Ação Católica Rural) levou a efeito mais um presépio vivo. 
A Sagrada Família, os três reis magos, pastores e um anjo foram as figuras que fizeram parte desta encenação. Foi preciso recorrer a substitutos de última hora para Maria e José, devido a um imprevisto dos pais da Mariana, a doce menina que fazia de Menino Jesus, mas no final correu tudo bem e apesar da tenra idade a Mariana portou-se muito bem.
No final da Eucaristia houve adoração ao Menino, saudando-o o povo não com um beijo, mas com uma vénia, e os militantes da ACR distribuíram rebuçados e pagelas, com uma oração para se rezar junto ao presépio que cada pessoa tenha no seu lar, uma oferta simples mas cheia de significado.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Confraria da Senhora do Rosário tem nova bandeira

 

No final da Eucaristia do dia 8 de dezembro, dia santo dedicado a Nossa Senhora da Conceição e feriado nacional, foi benzida uma nova bandeira para a confraria de Nossa Senhora do Rosário.
Esta bandeira foi oferta de sete devotos benfeitores. A antiga já acusava os muitos anos que tinha, e por isso os sete se juntaram e compraram uma nova.

Um pouco de nostalgia

Há umas semanas entregaram-me um objeto, muito velhinho e em mau estado, ao qual pensaram que eu acharia interesse. E achei mesmo interessante. Trata-se de um exemplar, incompleto, do jornal A AURORA DO LIMA, com data de 31 de dezembro de 1974. Estava esquecido num sótão e seria despejado para o lixo juntamente com restos de entulho resultante de obras feitas, se a pessoa que o encontrou nele não reparasse e mais tarde mo entregasse como curiosidade.
Foi como se parte do passado viesse ter comigo. O antigo assinante que recebeu este jornal é meu tio e padrinho e ainda vive, mas não foi em sua casa que ele foi encontrado mas sim numa outra que nem é perto dele nem de familiar. Deve ter ido a embrulhar uma oferta qualquer, como ainda hoje se faz quando damos alguma coisa e embrulhamos no que encontramos à mão.
A direção também é interessante: Pedra Alta, Castelo do Neiva – Minho. Assim, com a província a que pertencia, como se viesse de muito longe. Ainda me lembro bem de ver essa direção escrita nos jornais que o meu pai, também assinante, recebia. 
Antigamente chamava-se Lugar da Pedra Alta à zona perto da praia, que depois passou a ser, embora não oficialmente, Lugar da Praia; oficialmente era Sendim de Baixo. 
Há quem pense que é um restaurante que dá o nome de Pedra Alta àquela zona, mas Pedra Alta era uma das sete pedras que existiam no mar, na zona costeira, e que serviam de referência aos pescadores. Muita gente ainda se lembra delas, que eram as seguintes a contar do norte para o sul: Ribeirinha, Lousado, Baixa da Poça, Pedra Alta, Serrinha, Lagosteira e Malhacu. A Pedra Alta ficava em frente ao restaurante que lhe tomou o nome.
Memórias que a nostalgia tece ao ver um objeto vindo do passado...

sábado, 10 de dezembro de 2022

Falecimentos em novembro

 


FELIX AREZES DOS SANTOS
1941 | 12-11-2022
81 Anos


JOSÉ DE PASSOS PIRES MEIREIS
1933 | 13-11-2022
89 Anos


MARIA ALVES MARTINS
1934 | 17-11-2022
88 Anos


JOSÉ FERNANDES DA CUNHA
1938 | 28-11-2022
84 Anos


MARIA EMÍLIA MADALENA ALVES
1936 | 2022
86 Anos

Que descansem em paz.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Escola Fieiros do Mar será Centro de Dia

Foi aprovado, em reunião ordinária do executivo, o contrato de comodato da antiga Escola Primária Fieiros do Mar, que será cedida pela Câmara Municipal, a título gratuito, ao Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva, para instalação de um Centro de Dia.
A Escola Primária Fieiros do Mar situa-se em Sendim de Baixo, perto do Campo de Futebol. Neste momento encontra-se encerrada e lá não decorrem quaisquer atividades letivas. O Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva, em articulação com a Junta de Freguesia, “pretende criar uma resposta a nível social destinada a apoiar a população sénior, nomeadamente dotando a freguesia com um Centro de Dia”. Aliás, este projeto já constava do plano de atividades da LICN - Lista Independente por Castelo do Neiva, com Paulo Torres à cabeça, na candidatura às eleições para a Junta de Freguesia, em 2021.
A cedência do edifício da Escola Primária Fieiros do Mar vigorará pelo prazo de 10 anos, podendo ser renovada por igual período se o fim a que se destina se mantiver. A gestão do contrato caberá à Junta de Freguesia, que acompanhará, fiscalizará e prestará o auxílio necessário ao Centro Social e Paroquial.
As despesas decorrentes do funcionamento das instalações, nomeadamente as resultantes dos contratos de fornecimento de energia, água, telecomunicações e outras, serão da responsabilidade do Centro Social e Paroquial.