Páginas

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Feira Medieval de Castelo do Neiva


Depois de não se ter realizado em 2020, 2021 e 2022, devido à pandemia de covid-19, este ano voltou a haver feira medieval em Castelo do Neiva, integrada como habitualmente nas festividades em honra de Nossa Senhora dos Emigrantes, que este ano decorreram entre os dias 11, 12 e 13 de agosto.
A ideia de se realizar uma feira medieval em Castelo do Neiva surgiu em 2010: Cidália Torres, que adorava este tipo de eventos, viu no monte do Castelo o local ideal para a realização de algo semelhante. A sua ideia teve imediatamente vários apoiantes, sendo posteriormente proposto à Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Emigrantes da altura a realização da feira como parte integrante das suas festividades. 
A todos pareceu uma ideia de difícil concretização mas extremamente desafiante e, não considerando impossível a sua realização, juntos puseram mãos à obra. Surgiu então uma renovada Comissão de Festas, com alguns dos elementos antigos e outros recentes, mais jovens, trabalhando todos em conjunto para a primeira edição da feira medieval, decorrida em 2011. 
Todos os movimentos e associações da freguesia foram convidados a participar na feira e todos aceitaram, mantendo alguns até hoje a sua participação. Também nas recriações históricas há o apoio das associações, envolvendo elementos da Ação Católica Rural (ACR) como a nobreza e do Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva (GFECN) como o clero, enriquecendo a feira com as suas participações na procissão medieval de São Tiago e São Roque e outras recriações. 
Em 2013, dois anos após a criação da feira, nela se apresentou pela primeira vez o grupo Bailarins do Nevia, criado pelo GFECN a convite da Comissão de Festas. Na altura foi trazida a Castelo do Neiva uma professora de danças medievais, que ensinou ao grupo o repertório de danças com que continuam a animar a feira até aos dias de hoje.
As coroas de flores secas e os jogos medievais, criados pela Juventude Agrária Rural Católica (JARC), continuam como sempre a embelezar a feira e a proporcionar bons momentos a grandes e pequenos.
As tascas, as tendas de artesãos, os diversos saltimbancos e outros artistas proporcionam também grandes momentos de convívio e diversão, num cenário deslumbrante e próximo da natureza que recria o ambiente vivido na época medieval pelos nossos antepassados.

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Falecimentos em julho

 

ROSA MARTINS FERNANDES
1928 | 21-07-2023
95 Anos


MANUEL VIEIRA FESTA
1943 | 2023
80 Anos
(Falecimento ocorrido em França)


JOSE VIEIRA DIAS
1948 | 31-07-2023
74 Anos

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Peregrinos da JMJ em Castelo do Neiva, São Romão e Chafé


A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 está finalmente a acontecer em Portugal, um acontecimento único no nosso país e que mobiliza milhares de jovens de todo o mundo. O dia 6 de agosto será o último dia da presença do Papa Francisco entre nós, dia em que anunciará o país convidado a realizar a próxima JMJ e fará a celebração do envio dos milhares de jovens de todo o mundo para os seus países de origem, com um convite a viverem a sua fé e levarem o amor de Cristo na bagagem do coração.
Antes de vivenciarem a experiência da JMJ em Lisboa com o Papa, os jovens peregrinos viveram os chamados Dias nas Dioceses, espalhados por todas as dioceses de Portugal Continental. Castelo do Neiva, São Romão e Chafé também se quiseram juntar a esta iniciativa e por isso receberam peregrinos, maioritariamente polacos mas também da Bielorrússia e da Islândia, num trabalho conjunto dos COP das três paróquias.
Apesar de alguns terem chegado já no dia anterior, no dia 26 realizou-se em Castelo do Neiva a receção a todos os peregrinos, com a presença de grupos de jovens das três freguesias, do Grupo de Zés P’reiras os Trambolhões de Castelo do Neiva, da Fanfarra do Agrupamento 423 de São Romão do Neiva e do padre Manuel Pinto, administrador paroquial de Chafé, que celebrou a Eucaristia de acolhimento na capela de Nossa Senhora das Neves.
Nos dias seguintes os peregrinos tiveram bastantes atividades programadas antecipadamente, não só nas freguesias em que estavam acolhidos mas também em Viana do Castelo e Ponte de Lima.
Os dias decorridos entre 25 e 30 de julho foram intensos para os responsáveis do COP, COD e Pastoral Juvenil, mas foram também experiências enriquecedoras para todos. Também as famílias de acolhimento e os jovens das três freguesias inscritos na JMJ em Lisboa com o Papa, que acompanharam toda esta envolvência de juventude sadia e alegria cristã, viveram momentos únicos e irrepetíveis.
O dia 30 de julho foi o dia do envio. Depois de participarem na Eucaristia dominical nas respetivas paróquias, que em Castelo do Neiva foi celebrada em Português e Polaco, os jovens peregrinos das três freguesias passaram o dia com as famílias de acolhimento e de tarde participaram na procissão da festa de São Tiago, em Castelo do Neiva, no contexto de peregrinação comum aos Caminhos de Santiago. Peregrinos que eram, desfilaram atrás do andor do grande santo peregrino, São Tiago.
No final da procissão foi feita a cerimónia de envio dos peregrinos estrangeiros e dos jovens das freguesias que iam também para Lisboa. Houve troca de lembranças, muitos abraços de amizade e um misto de alegria, nostalgia e saudade.
Em Castelo do Neiva esteve um grupo de 32 peregrinos polacos, que incluía dois padres, recebidos por oito famílias de acolhimento. Em Chafé estiveram vinte peregrinos polacos e bielorrussos, entre eles alguns religiosos, que foram acolhidos em nove famílias. São Romão recebeu quatro peregrinas, duas delas religiosas do Carmelo do Divino Coração de Jesus vindas da Islândia e que por brincadeira se infiltraram na foto do grupo de Chafé.
 
No dia 31, segunda-feira, todos rumaram a Lisboa, de autocarro, ao encontro do Papa. Que esta seja para todos uma experiência inesquecível e um enriquecimento e fortalecimento da sua fé.
(Foto de Carolina Meira)