Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Feirinha para as Missões

 

A Ação Católica Rural (ACR) de Castelo do Neiva, com a colaboração da FASFHIC (Família Secular Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição) de Viana do Castelo, realizou no dia 19 de maio uma feirinha para as Missões, no salão paroquial de Castelo Neiva. Do programa constava também a oração comunitária do terço às 15h, seguindo-se um momento recreativo protagonizado por militantes da ACR.

Com o valor da venda dos produtos apresentados, dos quais faziam parte sobremesas, bebidas, vestuário, brinquedos, louças, livros, etc., e de todas as ofertas recebidas, a ACR e a FASFHIC contam dar continuidade aos seus projetos de beneficência, que são o apadrinhamento de crianças e a ajuda a famílias em dificuldades em países onde a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) tem casas de Missão, nomeadamente Angola, Timor e São Tomé.

O povo de Castelo do Neiva é generoso e não faltou ao apelo feito aos seus corações, contribuindo com verdadeiro desprendimento e alegria para o sucesso desta feirinha, onde se angariou a quantia de 1131,85€. Que Deus a todos compense.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Novo livro de Rodrigo Vaz


No âmbito das comemorações do cinquentenário da revolução de 25 de abril, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou no sábado, dia 27, o livro “Uma viagem sem regresso: Os que pela Pátria deram a vida”, sobre os 41 vianenses (40 militares do Exército e 1 da Marinha) que sucumbiram na guerra do Ultramar.  
Este livro é mais um trabalho de investigação feito pelo nosso conterrâneo Rodrigo André Vitorino Vaz. Foi prefaciado por Pedro Lauret, Capitão de Abril e membro do MFA, e nele se recordam aqueles que de Viana do Castelo para a guerra partiram e não regressaram. O design da obra foi entregue à nossa conterrânea Marlene Rodrigues, que já provas tem dado nesta matéria e que fez um excelente trabalho.
Na cerimónia de apresentação, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que “este é um livro de qualidade, de profundidade e enorme dedicação que traz o reconhecimento que faltava aos nossos combatentes”. O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, salientou que a obra foi coordenada por um jovem vianense, Rodrigo Vaz, natural de Castelo do Neiva, com experiência em obras sobre ex-combatentes, já que esta é a sua terceira publicação dedicada ao tema.
A apresentação do livro esteve a cargo de José Luís Carvalhido da Ponte, ex-combatente na Guiné-Bissau, que expressou a vontade de que esta obra “nos faça pensar e que ajude alguns a fechar esta porta, para que se apaziguem consigo mesmo e com África”. O Major-General Francisco Fonseca Rijo, em representação do Chefe do Estado-Maior do Exército, realçou “o notável esforço de pesquisa, nomeadamente no Arquivo do Exército, que esta publicação representa, contribuindo para o perpetuar da memória destes militares que serviram Portugal”.
O evento decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Sala Couto Viana.