Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Novo livro de Rodrigo Vaz


No âmbito das comemorações do cinquentenário da revolução de 25 de abril, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou no sábado, dia 27, o livro “Uma viagem sem regresso: Os que pela Pátria deram a vida”, sobre os 41 vianenses (40 militares do Exército e 1 da Marinha) que sucumbiram na guerra do Ultramar.  
Este livro é mais um trabalho de investigação feito pelo nosso conterrâneo Rodrigo André Vitorino Vaz. Foi prefaciado por Pedro Lauret, Capitão de Abril e membro do MFA, e nele se recordam aqueles que de Viana do Castelo para a guerra partiram e não regressaram. O design da obra foi entregue à nossa conterrânea Marlene Rodrigues, que já provas tem dado nesta matéria e que fez um excelente trabalho.
Na cerimónia de apresentação, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que “este é um livro de qualidade, de profundidade e enorme dedicação que traz o reconhecimento que faltava aos nossos combatentes”. O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, salientou que a obra foi coordenada por um jovem vianense, Rodrigo Vaz, natural de Castelo do Neiva, com experiência em obras sobre ex-combatentes, já que esta é a sua terceira publicação dedicada ao tema.
A apresentação do livro esteve a cargo de José Luís Carvalhido da Ponte, ex-combatente na Guiné-Bissau, que expressou a vontade de que esta obra “nos faça pensar e que ajude alguns a fechar esta porta, para que se apaziguem consigo mesmo e com África”. O Major-General Francisco Fonseca Rijo, em representação do Chefe do Estado-Maior do Exército, realçou “o notável esforço de pesquisa, nomeadamente no Arquivo do Exército, que esta publicação representa, contribuindo para o perpetuar da memória destes militares que serviram Portugal”.
O evento decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Sala Couto Viana.

Sem comentários: