Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Conselho diocesano da ACR


No dia 26 de outubro, no bar da igreja paroquial de Castelo do Neiva, reuniu-se em Conselho a equipa diocesana da Ação Católica Rural, para definir a estratégia a seguir durante o próximo ano: Recriar Caminhos, Aproximar Pessoas. Marcaram presença representantes de Perre, de São Romão do Neiva e de Castelo do Neiva, e pela equipa nacional esteve presente um dos responsáveis pelo Desenvolvimento de Atividades, Pedro Lavrador (primo do Sr. Bispo Dom João Lavrador).

Definiu-se um plano de atividades para as três equipas de base, que continuarão o seu trabalho colaborativo com as respetivas paróquias, e deu-se a conhecer o calendário de atividades a nível nacional. Deu-se também a boa nova de que um nosso conterrâneo, militante da ACR, estará presente na cerimónia da entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (a Cruz e o Ícone de Maria) a uma delegação da Coreia do Sul, pelo Papa Francisco, numa celebração marcada para 24 de novembro, na Basílica de São Pedro, em Roma. Serão jovens portugueses, país onde decorreu a última JMJ, a entregar esses símbolos a jovens do país onde decorrerá a próxima, e será um grande orgulho para a ACR e para Castelo do Neiva saber que um dos nossos jovens estará presente nessa cerimónia. 

domingo, 20 de outubro de 2024

Festa das Colheitas

A ACR (Ação Católica Rural) e a JARC (Juventude Agrária Rural Católica) realizaram este fim-de-semana a festa das colheitas, iniciando o programa com um momento de oração na sexta-feira às 21 h, na capela de Nossa Senhora das Neves; houve uma feirinha rural no domingo de manhã e a participação na Eucaristia das 10h45, na igreja paroquial. O local da feirinha estava previsto ser o adro, mas devido ao tempo chuvoso mudou-se para o bar da igreja. 



A ACR e a JARC são as duas frações da Ação Católica Portuguesa que existem na paróquia, e o dinheiro angariado servirá para financiar as suas atividades durante o ano.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Terço Missionário


    O núcleo de Castelo do Neiva da LIAM (Liga Intensificadora de Ação Missionária) levou a efeito mais uma Festa Missionária, que decorreu no fim de semana de 12 e 13 de outubro. Para além de decorrer uma feira solidária nos dois dias, no adro da igreja paroquial, no sábado a missão foi para a rua, para mais uma edição do Terço Missionário, saindo os grupos às 18h30 de vários pontos da freguesia a rezar e a cantar, vestidos predominantemente com a cor designada: 
    cor azul - campo de futebol; 
    cor verde - junto ao antigo restaurante Pacífico; 
    cor vermelha - adro da igreja paroquial; 
    cor branca - junto à levada de Santa Tecla; 
    cor amarela - capela de Nossa Senhora de Guadalupe. 


    Cada grupo transportava uma serie de dez contas, cada um na sua cor, que ao chegar ao salão paroquial foram todas unidas formando um terço com as cores dos cinco continentes, o terço missionário. Depois da chegada dos grupos seguiu-se a Eucaristia, e seguidamente houve bifanas, caldo verde, arroz doce e animação. 
    Todo o dinheiro angariado foi enviado para terras de Missão.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Academia de bilhar pool

    O Grupo Desportivo Castelense desenvolveu um novo projeto, a Academia de Bilhar Pool mesas de 9 pés. No dia 15 de agosto foi criado um protocolo entre o Castelense e a Junta de Freguesia de Castelo de Neiva, que visou a cedência de uma sala no Centro Cívico para sede do clube de bilhar pool. Este clube foi criado tendo cinco grandes objetivos:
    1º - Criar um espaço que permita receber e organizar provas da Federação Portuguesa de Bilhar, objetivo já consolidado; 
    2º - promover a modalidade a curto-médio prazo, através de jogadores seniores (neste momento já 15 pessoas treinam no clube); 
    3º - federar o Clube na Federação Portuguesa de Bilhar, objetivo a um passo de estar alcançado; 
    4º - federar atletas e oferecer condições plenas para que participem em provas federadas, por equipa e/ou a título individual; 
    5º - promover a modalidade a jovens adolescentes. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Novo dirigente escutista


Realizou-se no sábado, 21 de setembro, a missa de piedade do Agrupamento 537 do Corpo Nacional de Escutas, em que foi também feita a investidura de um novo dirigente, o chefe Vítor Noro. O Vítor percorreu todas as etapas do caminho escutista, iniciando o seu percurso em abril de 2006 com a promessa de Lobito; fez depois a de Explorador, seguindo-se a de Pioneiro e mais tarde a de Caminheiro. Tendo seguidamente concluído o PIF (Percurso Inicial de Formação) que constitui a formação básica e necessária à investidura como Dirigente do Corpo Nacional de Escutas, fez neste dia a promessa e foi investido nessa função pelo Assistente Regional, padre Xavier Moreira, e pelo Chefe da Junta Regional, Henrique Amorim.


Devo dizer que foi com orgulho que assisti a esta cerimónia, pois este novo chefe escutista é o meu filho mais novo, a quem desejo um caminho de retidão e “bela aurora do porvir” no serviço pelo ideal escutista, sendo “da flor a fragrância nos caminhos da virtude”, Escuteiro leal numa “radiosa floração, gentil da vida e dando frutos de glória verdadeira”.