Páginas

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Exposição de Fotografia

 

Decorreu no domingo, 9 de fevereiro, no Salão Paroquial de Castelo do Neiva, a inauguração da exposição CARTOGRAFIA AFETIVA DE CASTELO DO NEIVA, composta por fotografias de coleções domésticas, com curadoria de Daniel Maciel, e a exibição de seis fotografias faladas, com conversas vídeo-gravadas de seis pessoas da freguesia. Esta exposição estará patente no local até ao dia 28 de fevereiro, e na sessão de encerramento serão exibidas mais seis fotografias faladas, gravadas igualmente na freguesia.
O projeto CARTOGRAFIA AFETIVA DE CASTELO DO NEIVA é da responsabilidade da AO NORTE Cineclube Viana, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Encontro de Janeiras


No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existência, o Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE) realizou no dia 1 de fevereiro, pelas 21 horas, um Encontro de Janeiras. O evento decorreu no Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva e contou com a atuação dos seguintes grupos: Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva, Grupo Folclórico de Tregosa, Ronda Típica da Meadela e Grupo de Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira. 
O encontro terminou com um convívio entre todos os participantes na sede do GRECANE.

Foto de Félix Costa.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Falecimentos em janeiro

No dia 10: Ismael Coutinho Vitorino, de 52 anos.

No dia 12: Maria de Lurdes Peixoto Gonçalves Pedra, de 94 anos.

No dia 13: Manuel Fernandes Pires Neto, de 92 anos.

No dia 13: Manuel de Faria, de 79 anos.

No dia 14, Manuel Bonifácio Couto, de 74 anos.

No dia 15: Manuel Martins da Cunha, de 82 anos.

No dia 17: Maria das Dores Fagundes Viana, de 91 anos.

No dia 26: Manuel Dias da Costa, de 81 anos.

Para todas as famílias enlutadas os mais sinceros sentimentos de pesar, que os seus ente-queridos descansem em paz.

Procissão de São Brás

 

Realizou-se na manhã do domingo, 2 de fevereiro, na Eucaristia das 8 horas, uma procissão em honra de São Brás, na igreja paroquial, por promessa de uma pessoa devota que patrocinou também o restauro da imagem do santo, que pertence à paróquia e se encontrava em mau estado de conservação. A intervenção de restauro ainda não estava totalmente efetuada, mas a imagem foi trazida para a procissão e novamente encaminhada para a oficina, para a finalização da restauração.