Páginas

domingo, 20 de março de 2016

Procissão do Senhor dos Passos


Realizou-se esta tarde em Viana a procissão do Senhor dos Passos. Depois da celebração do Ofício de Vésperas, na Sé, seguiu a comitiva para a Praça da República, onde teve lugar o Sermão do Encontro, pelo Bispo de Viana, com o andor de Nosso Senhor dos Passos em frente ao de Nossa Senhora das Dores. 
Da varanda do edifício dos Paços do Concelho, D. Anacleto agraciou os presentes com um belo e emocionante sermão. Baseando-se, obviamente, nas obras de misericórdia, contou o nosso Bispo, entre outras coisas, que numa das suas muitas visitas domiciliárias a doentes conheceu um doente deficiente físico, totalmente dependente da mãe. Aquela mãe tudo fazia pelo filho; agradecia a Deus toda a ajuda que os voluntários lhe davam e cuidava dele com muito amor. Às palavras do Bispo, que lhe louvava a coragem e entrega, ela respondeu: sabe, Sr. Bispo, este é o meu Menino Jesus. 
Ficou o Sr. Bispo impressionado e ficou quem o ouviu no sermão.


Depois do sermão seguiu-se a procissão, que passou em frente à Câmara Municipal (cujas varandas estavam engalanadas com colchas), se dirigiu à Avenida e depois novamente à Sé.




Como curiosidade, e segundo o que li num blogue, refira-se que a imagem do Senhor dos Passos escapou a um incêndio na Igreja Matriz (hoje Sé Catedral) em 1809. A imagem tornou-se extraordinariamente leve e pôde ser transportada por alguns homens, que então a retiraram da igreja. Como consequência do incêndio a imagem ficou enegrecida, devido ao calor das labaredas e ao fumo.

Sem comentários: