Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2016

Pescadores de Castelo do Neiva no Museu Marítimo de Ílhavo


O Museu Marítimo de Ílhavo possui um arquivo que é um verdadeiro memorial da frota bacalhoeira portuguesa. É um arquivo digital, onde constam milhares de fichas de inscrição no antigo Grémio dos Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau e também fotos e dados dos navios. Segundo a lei daquela altura, ao completarem a sétima viagem consecutiva na Pesca do Bacalhau, os homens livravam-se do serviço militar obrigatório. Alguns inscreveram-se mas nunca embarcaram, como foi o caso do meu avô paterno.
Encontrei no site do Museu estes nomes de pescadores naturais de Castelo do Neiva, gente nossa. Muitos ainda são vivos, outros já faleceram há muitos anos.
Seguem-se os seus nomes. Coloquei entre parêntesis a alcunha que constava da ficha de alguns e pela qual eram mais conhecidos. Clicando em cima dos nomes irão para a página do Museu. Consultem a ficha de inscrição, por vezes os dados no site estão incorretos mas na ficha estão certos.

Adriano Pires Neto (Cavalheiro)
Alberto Couto Alves (Moleirinha)
Domingos Rio Cardoso (Domingos do Cardoso)
José Alves Meira  (José da Filipa)
José Martins de Figueiredo (José da Aurora)
José Martins Pires Neto (Zé do Agostinho)
Manuel Arezes da Costa (Manuel Tilheira)
Manuel Fagundes (Sampaio)

Naturais de Anha (Chafé e Amorosa) mas casados em Castelo do Neiva:

Fernando de Sá Amorim  (filho do Zé Malote)

Natural de Aldreu, Barcelos, mas casado em Castelo do Neiva:

Natural de Belinho mas casado em Castelo do Neiva:


Natural de Cossourado, Barcelos, mas casado em Castelo do Neiva:


Natural da Facha, Ponte de Lima, mas residente em Castelo do Neiva:


Natural de São Romão do Neiva mas casado em Castelo do Neiva:


Natural de Viana mas casado em Castelo do Neiva:

3 comentários:

Unknown disse...

Belo trabalho!
Parabéns e Obrigada...

Fátima Noro disse...

Obrigada pela visita. Esta pesquisa, apesar de me ter dado muito trabalho, deu-me também muito gosto fazer. Encontrei aqui pessoas que nem sabia que eram da minha família.
Os méritos vão todos, no entanto, para o Museu Marítimo de Ilhavo, que em vez de destruir as fichas dos pescadores as digitalizou e colocou no site.
Um exemplo que as Capitanias deveriam seguir.

Dinis BRANCO disse...

Ola Fatima! Boa pesquisa! Eu uso o site do Museu para encontrar pessoas e familiares! O meu pai, meu avô e tios estão la e é um orgulho saber deles! Tenho aqui uma foto de um dos pescadores da pesca do bacalhau que gostava de saber quem é sera que podes ajudar? Posso enviar por email. Obrigado e ate ja!