Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A Luz da Paz de Belém chegou à nossa paróquia


A televisão pública da Áustria, em conjunto com os Escuteiros e Guias austríacos, elege, desde 1989, uma criança que transportará a Luz desde Belém até ao seu país.
Esta criança, símbolo da inocência e pureza, desloca-se até à gruta de Belém, na Terra Santa, e lá recolhe a chama, que será transportada até Viena, na Áustria, onde se realiza uma cerimónia, na qual a chama é partilhada com delegações de Escuteiros e Guias de vários países. Nesta cerimónia esteve presente uma delegação portuguesa do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, composta por quatro elementos, que depois transportou a luz até ao nosso país.
Em Évora, no dia 11 de dezembro, na cerimónia nacional de receção e partilha da Luz da Paz de Belém, durante a Eucaristia presidida pelo arcebispo local, D. José Alves, foi essa luz distribuída aos vários agrupamentos portugueses de Escuteiros e Guias. De lá a trouxe o agrupamento de São Romão do Neiva, para a Junta Regional de Viana do Castelo, de onde seguiu para os vários agrupamentos da região.
De candeia em candeia, esta chama que foi acesa em Belém, e que já percorreu mais de 5600 km sem nunca se apagar, chegou também à nossa comunidade paroquial. Nas missas do domingo, dia 18, o padre Xavier colocou-a sobre os altares-mor da igreja paroquial e da capela da Senhora das Neves, permanecendo acesa.
Quem pretender levá-la para sua casa só tem de ir lá buscá-la, levando uma vela, um círio ou um lampião, acendendo-os na Luz de Belém (com cuidado para não a apagar). A partir daí, pode acender com a sua vela outras velas e oferecer aos amigos e vizinhos, ou simplesmente tê-la em casa.
Na noite de Natal tenhamos junto ao presépio a Luz da Paz de Belém, vinda do local onde o Menino nasceu para junto do Menino que se encontra em nossas casas.

Sem comentários: