Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2017

Teresa Fagundes da Lage


Há pessoas que passam pela nossa vida e deixam um perfume que perdura.
Tenho conhecido pessoas assim, daquelas em cuja presença nos sentimos bem e que deixam saudades quando partem.
A tia "Taresa" do Luís era uma delas. Sempre com um sorriso bondoso, sempre com um olhar franco e amistoso. Muito participativa em atividades culturais da freguesia.
Um dia pedi-lhe que me ensinasse algumas orações antigas e ela recebeu-me, numa tarde de domingo, muito bem disposta como sempre, em casa da filha, com quem vivia na altura. Ensinou-me algumas, das quais deixo aqui estas:

Ao entrar na igreja

Pela porta de Deus entro
venho ver o cálix bento
a Jesus venho buscar
venho pedir e rogar
de um pecado que lamento;
água benta mo lave
Jesus Cristo me salve.

Ao deitar

Graças a Deus já me deitei
sete anjinhos encontrei
três aos pés, quatro à cabeceira
Nossa Senhora na dianteira.
Botei os olhos ao céu
pensamento à glória
para ajudar o Deus-Menino
assim como está na custódia.

Com Deus me deito, com Deus me levanto
na hora de Deus, divino Espírito Santo
a Virgem nos cubra com o seu divino manto.

À Senhora das Neves

Nossa Senhora das Neves
apareceu na ermida;
por este ano estou servido
só me falta a romaria.


Faleceu no passado dia 20 de janeiro, dia dedicado pela Igreja Católica a São Sebastião, com a bonita idade de 95 anos.
Até sempre, tia "Taresa".

Sem comentários: