Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2018

Peregrinação Anual ao Coração de Jesus



No dia 10 de junho completaram-se 100 anos da peregrinação ao Coração de Jesus, em Santa Luzia. Foi em 1918, quando Portugal vivia um período conturbado de doença e morte provocado pela gripe espanhola, ou pneumónica. Morria tanta gente diariamente que já nem o sino tocava a defunto, por serem tantos. Depois de se ter feito a promessa logo o povo ocorreu a cumpri-la e dizem os mais velhos que depois da promessa feita acabaram-se as mortes por essa terrível doença.
Castelo do Neiva, com Santiago por padroeiro, é uma das paróquias que sempre participa em grande número. Há quem vá a pé desde cá e quem faça a pé apenas o caminho desde Viana até ao Monte, o que por si já é um percurso relativamente longo. Este ano, talvez por causa da ameaça de chuva e também porque era dia da peregrinação nacional das crianças ao santuário de Fátima, o povo ocorreu em menor número, mas nem por isso a paróquia deixou de estar bem representada.


Foi preparada uma dinâmica que envolveu a participação da comunidade, com uma árvore simbolizando a gratidão a ser transportada ao longo do percurso por várias pessoas e Movimentos, enquanto se rezava o terço. Assim, no primeiro mistério a árvore foi levada pelo agrupamento de escuteiros, no segundo pela JARC, no terceiro pela ACR, no quarto por pessoas da comunidade e no quinto pela catequese, que deu entrada no recinto do Parque das Tílias e subiu ao palco onde seria celebrada a Eucaristia para colocar a árvore em lugar bem visível.


Enquanto isso, era lido o seguinte texto:
Somos igreja que agradece! Desta forma a nossa comunidade carregou esta árvore, que simboliza a nossa gratidão ao Deus da vida e do amor! Cada folha traz gravada a alegria desmedida de toda a comunidade, Movimentos e Obras, Catequistas, crianças, adolescentes, jovens, e famílias!
Somos gratos, Senhor, pela vida, pelo sol e pela chuva, pela natureza e pelos animais!
Somos gratos, Senhor, pelo Papa Francisco, que nos anima a caminhar contigo e em Ti!
Somos gratos pelo nosso bispo Anacleto, que nos incentiva a caminhar como uma só família diocesana! Somos gratos pelo nosso pastor padre Xavier que nos guia, caminha connosco em comunidade!
E assim Senhor, nesta Igreja Diocesana, somos comunidade que agradece e acolhe, que anima e alegra, Família que acredita e constrói e povo que ama e serve!
Gratos, Senhor, pelo dom da fé e pelo amor que brota do Teu coração Sagrado e anima a nossa comunidade a amar-Vos e a amar os irmãos cada vez mais… 
Obrigado por exatamente tudo!

Sem comentários: