Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Via-Sacra


Como já vem sendo costume há muitos anos na noite de Sexta-feira Santa, no dia 19 de abril viveu-se em comunidade a Via-Sacra do Senhor, numa encenação ao vivo, desta vez meditando na Paixão de Jesus segundo o Evangelho de São Lucas.
Com início na capela de Nossa Senhora das Neves, a primeira meditação foi sobre a transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Depois o cortejo, com dezenas de figurantes, seguiu em direção à igreja paroquial, parando mais algumas vezes em lugares já determinados para a encenação das restantes estações.
Uma noite amena convidava à oração, na contemplação dos sofrimentos de Cristo na Sua Paixão e Morte. Muito povo acompanhava o cortejo, gente da terra e também de fora, pois são já em grande número os forasteiros que vêm assistir à encenação, que melhora a cada ano.




A encenação da Via-Sacra envolve muitas pessoas, entre figurantes, leitores, técnicos de som e iluminação, preparação dos cenários, etc. São chamados os movimentos da Igreja à participação, assim como a catequese, mas também pessoas sem qualquer vínculo com esses movimentos. Basta querer participar e há espaço para toda a gente. E é gente que gratuitamente participa, sem outro agradecimento a não ser a bênção do Senhor. Que Ele a todos compense.

Sem comentários: