Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Nossa Senhora de Guadalupe percorreu as ruas da freguesia


Na noite de sábado, dia 29 de agosto, a imagem da Senhora de Guadalupe percorreu, de carro, as ruas e caminhos da nossa freguesia. Saiu da sua capela às 20h30, seguindo até às Folgadas, depois rua da Igreja, Pacífico, Quartéis, Junqueira, Praia, etc.
Pediu-se às pessoas que pusessem uma vela acesa na varanda, na janela ou no muro para assinalar a passagem do andor, sem saírem de casa para não haver ajuntamentos.
E as pessoas corresponderam. Puseram velas, atiraram flores, bateram palmas. 
Sem ajuntamentos, por onde a Senhora passava era grande a emoção, houve lágrimas mas também muita alegria.


No domingo de manhã houve Eucaristia, celebrada por monsenhor Caldas no palco da festa e que contou com a presença de vários elementos da Junta de Freguesia e do vereador Ricardo Rêgo, em representação da Câmara Municipal, além de muito povo, que ocupou as cadeiras disponíveis mas também se espalhou pelas sombras ao redor. Monsenhor Caldas aproveitou para cantar os parabéns ao Grupo Coral, que completava nesse dia 39 anos de existência.  


Nossa Senhora de Guadalupe teve uma linda festa, apesar de tudo. Procissão automóvel pelas ruas e caminhos da freguesia, missa campal, foguetes, música no altifalante. Até teve direito a bombos, um grupo de amigos se juntou por impulso e foi tocar no recinto da capela. 
A capela esteve aberta aos devotos no domingo todo o dia. Havia venda de doces, farturas e tremoços e o bar da comissão de festas esteve também aberto. 
Cumpriram-se as recomendações da DGS, com distanciamento e uso de máscara. 
Longe das grandes multidões que nos anos anteriores por lá passavam, a festa foi muito caseira mas muito bonita. Venerou-se a Mãe do Céu, cantou-se, rezou-se.


Nossa Senhora de Guadalupe nos abençoe, proteja e livre o mundo desta pandemia.

Sem comentários: