Páginas

terça-feira, 1 de junho de 2021

Morreu o Eduardo da Biblioteca Itinerante


O dia 1 de junho, Dia da Criança, uma terça-feira, foi marcado pela notícia do falecimento de Eduardo da Costa, também conhecido entre nós como o Homem da Biblioteca
Durante anos e anos estacionou a carrinha da Biblioteca Itinerante em vários pontos da freguesia, ao fim da tarde da primeira terça-feira de cada mês, aguardando a visita de crianças e jovens, e também alguns adultos, para lhes emprestar livros. Cada utente da Biblioteca tinha um cartão, e podia levar para casa, até ao próximo mês, quatro livros.
Fui utente da Biblioteca Itinerante, assim como todos os meus filhos. Trazíamos livros mas também trazíamos connosco a alegria da amizade que o Homem da Biblioteca dava a todos. Paciente, amável, cordial, amigo, uma excelente pessoa.
Guardo com carinho dois livros de poesia que me deu, oferecidos pela Biblioteca Municipal, pois eu era a única pessoa que lhe requisitava continuamente livros de poesia e ele lembrou-se de mim. E todos os meses procurava trazer-me poesia de novos autores, para me emprestar.
Ficará na memória de muitos na nossa freguesia, pois quase todas as crianças da nossa terra passaram pela sua carrinha e levaram com elas os livros que ele escolhia e trazia e também a sua amizade.
Vinha na primeira terça-feira do mês, e foi na primeira terça-feira de junho que partiu. 
Que Deus o acolha no reino da Glória e lhe dê o eterno descanso.

Sem comentários: