Páginas

domingo, 26 de março de 2023

Procissão do Senhor aos Enfermos

Realizou-se na manhã do dia 26 deste mês a procissão do Senhor aos Enfermos, com o Agrupamento 537 dos Escuteiros à cabeça, seguido pelas bandeiras das confrarias, crianças da catequese, acólitos, o pálio levado pela confraria do Senhor, representantes da Junta de Freguesia, uma Banda de Música, o Grupo Coral e muito povo a acompanhar. 
Lindos tapetes enfeitavam as ruas e viam-se muitas colchas nas janelas e varandas, algumas com mais de cem anos.


Este ano com 102 doentes e idosos a visitar, muitos deles estavam concentrados nos locais já habituais, mas também novos locais de concentração foram surgindo. São lindos os nossos idosos, bem-haja a quem cuida do seu bem-estar. 


Muitas pessoas trabalharam vários dias na elaboração dos tapetes, colhendo flores pelos campos e preparando-as, pétala a pétala, para que na noite anterior à procissão estivessem prontas a ser depostas no chão das ruas, formando os belos tapetes para a receção ao Senhor que passava, levado pelo padre Xavier.
Outras optaram por serrim colorido ou tapetes feitos de trapo ou cetim para enfeitar as ruas, mas todas trabalharam com bairrismo e devoção, para que a nossa terra continue com as bonitas tradições que já vêm de tempos muito antigos. A todas muito obrigado, o Senhor os compensará.

Sem comentários: