No canto inferior direito da igreja paroquial existe, pregado na parede, um suporte em ferro, pintado de branco. Esse suporte antigamente tinha uma corda, que estava ligada ao sino e com a qual se fazia o sino dar três pancadas, imediatamente antes do início da missa.
Como naquele tempo não havia microfones e a missa era celebrada em latim, com o padre virado para o altar, de costas para a assembleia, era esse o meio usado para que as pessoas mais afastadas do altar se apercebessem de que a missa começara (muitos ainda se recordam de como era antigamente: as pessoas não cabiam todas na igreja e muitas ficavam fora, formando uma fila com a largura da porta principal, até ao beiral, que ficava onde agora é o muro que leva ao cemitério, onde está a cascata).
Ainda há quem chame a esse canto da igreja o "canto das pancadas".
Naquele tempo havia também uma corda que ligava, pelo ar, o sino à casa paroquial, que era mesmo ao lado da igreja (onde depois funcionou o Infantário e o bar, antes de mudarem de instalações), por onde o abade Lopes Lima podia tocar a rebate, se necessário. Dado o isolamento em que vivia, se se visse aflito (com ladrões ou outras situações) era essa a única maneira de pedir auxílio.
Sem comentários:
Enviar um comentário