No dia 22 de abril, os associados do Movimento da Mensagem de Fátima, dos quais cerca de duas dezenas e meia eram de Castelo do Neiva, reuniram-se em Fátima para um Dia de Deserto. O Dia de Deserto é uma iniciativa organizada pelo santuário de Fátima e visa envolver os participantes na oração e adoração ao Senhor.
Começando em frente à Capelinha, reza-se o terço até aos Valinhos, onde então se inicia a Via-Sacra meditada, com paragem no local da aparição de 19 de agosto e na Loca do Anjo.
É uma manhã de oração contínua, até às 12:30 h. Depois do almoço há a exposição e adoração do Santíssimo, durante cerca de uma hora, seguida de Eucaristia.
Impressiona assistir a este Dia de Deserto conduzido pelo padre Antunes. Velhinho, medita a Via-Sacra sem recurso a livro ou qualquer papel, com palavras que nos penetram os sentidos. Sem se sentar um só instante, segue pelos caminhos dos Valinhos sempre a pregar, a rezar, a esclarecer o povo sobre esta devoção tão do agrado de Jesus, a dos Seus passos no caminho do Calvário, meditando nos grandes sofrimentos que Ele por nós passou nessas horas.
Expõe o Senhor Sacramentado e celebra a Eucaristia, debaixo de um sol bem quente, sem mostrar cansaço ou enfado. Reza com o coração e com o coração canta. É um homem cheio de Deus e Deus transborda através dele.
Depois do Dia de Deserto, que acabou já passava das quatro horas da tarde, houve tempo para comprar umas lembranças e visitar o santuário, dando a despedida à Senhora que quis aparecer naquela terra e abençoar Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário