A imagem peregrina de Nossa Senhora do Minho esteve entre nós desde o dia 25 até ao dia 30 de maio. Cinco dias em que a Senhora "morou" na capela da Senhora das Neves.
Na sexta-feira dia 25, depois da receção feita na chegada, vinda de São Romão e recebida pelas moças do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva trajadas a rigor (ou não levassem elas em andor a Mãe do Céu trajada também como minhota) a Senhora foi entronizada na capela com um breve momento de oração.
(Fotos: GFECN) |
Na quarta-feira seguinte, dia 30, foi o adeus. Renovaram-se as flores do andor.
E depois da oração do terço e missa vespertina, pois era véspera do feriado e dia santo de Corpo de Deus, despediu-se o povo cantando à Senhora do Minho:
Não custa nada o caminho
De quem rezando Te grita:
Nossa Senhora do Minho,
Bendita sejas, bendita!
Bendita sejas, bendita,
Nossa Senhora do Minho!
Desta vez o andor foi transportado, desde o interior da capela até ao exterior, onde já se encontrava o carro especial dos Bombeiros que levaria a Senhora, pelas raparigas do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (um dos Grupos Folclóricos recebeu a Senhora na chegada e o outro entregou-a na saída).
Pétalas de flores foram atiradas em homenagem à Mãe do Céu, Nossa Senhora do Minho, por crianças e adultos. Uma grande salva de palmas se ouviu quando o carro que a transportava começou a andar, e depois grande multidão seguiu para os próprios carros, para irem acompanhar a Senhora até à igreja paroquial de Chafé, onde era aguardada.
Tinha sido há 10 anos a última visita da Senhora do Minho. Nesse ano a Senhora foi recebida nas Perlinhas e levada em procissão a pé até à capela das Senhora das Neves. E na despedida foi novamente em procissão, com o povo cantando e rezando o terço, desde a igreja paroquial (para onde tinha sido mudada) até perto do restaurante Pacífico.
Aí, depois de mais um momento de oração, e com muitas palmas e vivas, foi entregue à paróquia de Chafé. Era o dia 13 de junho de 2008.