Páginas

sábado, 13 de junho de 2020

Dia de santo António



Santo António é lembrado e venerado na nossa paróquia desde tempos imemoriais. Considerado padroeiro ou patrono dos animais, havia quem oferecesse ao santo produtos da terra ou de criação, como milho ou ovos, em pagamento da sua proteção aos animais que possuía. Era costume, em tempos idos, oferecer-se uma ou mais telhas de milho ou outro produto. Não se oferecia a telha em si mas usava-se esta como medida.
Santo António é um santo que é festejado no próprio dia (13 de junho) e não no domingo próximo, como acontece com outros. Missa cantada, sermão e procissão era o habitual, mas este ano por causa das medidas de restrição o dia foi assinalado apenas com Eucaristia de Ação de Graças em seu louvor, na igreja paroquial, e com a colocação de toalha e flores no seu altar. 
Devido à covid-19 retiraram-se as toalhas de todos os altares, menos do altar-mor, e não se colocam flores a não ser um pequeno arranjo em frente ao altar-mor, por isso a colocação de toalha e flores no altar de santo António foi também uma forma de o homenagear.

Sem comentários: