Na primeira Eucaristia do dia do Natal de Jesus, 25 de dezembro, com início às 9 da manhã e celebrada na igreja paroquial, a ACR (Ação Católica Rural) levou a efeito novamente um presépio vivo. A Sagrada Família, com Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus, um anjo, dois pastores e os três reis magos foram as figuras apresentadas. Pela segunda vez o Nuno e a Sara nos apresentam a sua crescente família, e depois da Mafalda em 2021 foi agora a vez da pequena Maria encarnar o papel de Menino Jesus, com a Mafalda a fazer de anjo.
Há quinze anos ininterruptos que a ACR elabora o presépio vivo na primeira Eucaristia do dia de Natal. O primeiro teve lugar em 2008 e mesmo em 2020 e 2021, quando estávamos em tempo de pandemia e todos tiveram de usar máscaras e manter a distância social, o presépio vivo foi apresentado.
Sendo um movimento de Igreja, a ACR tenta manter vivas as tradições católicas e é por isso também que, desde 2016, elabora um presépio artesanal no adro da igreja, de linhas modernas e abstratas, usando para isso diversos materiais. Este ano o presépio foi feito com três traves de madeira e bolas de esferovite, de três tamanhos diferentes, que simbolizavam as três Pessoas da Sagrada Família.
É bom ver que os nossos jovens continuam a dar valor às tradições do Natal e o celebram como festa dedicada ao Menino Jesus, que nesse dia nasce em cada presépio elaborado em cada lugar e principalmente em cada coração que se abre para O receber.
Sem comentários:
Enviar um comentário