Páginas

terça-feira, 25 de março de 2025

Festa de São José


Na manhã do dia 23 de março, domingo, houve missa de festa dedicada a São José na igreja paroquial e procissão. Temia-se que a procissão não saísse, devido ao mau estado do tempo nos dias anteriores, mas a manhã apresentou-se amena e a chuva deu uma trégua, dando tempo para a realização da procissão no percurso habitual, ou seja, indo da igreja até ao cruzeiro junto à capela de Nossa Senhora das Mercês e regressando.


Festival de folclore


No dia 22 de março o GRECANE organizou o festival de folclore Maresia 2025, comemorando os 50 anos da criação do Grupo Folclórico de Castelo do Neiva. O local do evento estava inicialmente marcado para junto à sede do GRECANE, mas devido ao estado adverso do tempo foi mudado para o salão do Centro Paroquial de Castelo do Neiva.
Com início cerca das 21 horas, o festival contou com a participação dos seguintes grupos: Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Aveiro; Rancho Folclórico A.C.R. Santa Cruz do Douro, Baião; Grupo Folclórico de Souto, Guimarães; e Grupo Folclórico de Castelo do Neiva. Foi um espetáculo magnífico pela riqueza das danças, cantares e trajes tradicionais apresentados.



Fotos de Félix Costa.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Elevação a vila


Como já era esperado, a Assembleia da República aprovou, no dia 13 de março, a proposta de elevação da freguesia de Castelo do Neiva à categoria de vila. Além de a proposta ser aprovada por unanimidade ainda houve aclamação, com toda a assembleia a bater palmas. 
Apesar de na freguesia haver alguns descontentes, a maioria da população acolheu com entusiasmo e alegria esta notícia, que é afinal de contas uma reposição da verdade histórica, pois Castelo do Neiva já tinha sido vila em tempos passados e por isso o seu brasão heráldico ostenta, desde a sua criação nos anos noventa, as quatro torres reservadas às vilas e não três como as aldeias. Voltar a ser vila era apenas uma questão de tempo, e esse tempo já chegou. Parabéns à Junta de Freguesia e a todos que têm trabalhado em prol do progresso e valorização da nossa terra.

terça-feira, 4 de março de 2025

Falecimentos em fevereiro

No dia 6, Manuel Augusto Alves, de 76 anos.

 No dia 13, Rosa Fernandes Meira Baptista, de 65 anos.

No dia 17, Ester Ferreira Arezes, de 87 anos. 

No dia 20, Manuel Alberto Meira Fernandes, de 59 anos.

 No dia 25, Dolores Gonçalves Meira, de 84 anos. 


Paz às suas almas, descansem na eterna glória.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Exposição de Fotografia

 

Decorreu no domingo, 9 de fevereiro, no Salão Paroquial de Castelo do Neiva, a inauguração da exposição CARTOGRAFIA AFETIVA DE CASTELO DO NEIVA, composta por fotografias de coleções domésticas, com curadoria de Daniel Maciel, e a exibição de seis fotografias faladas, com conversas vídeo-gravadas de seis pessoas da freguesia. Esta exposição estará patente no local até ao dia 28 de fevereiro, e na sessão de encerramento serão exibidas mais seis fotografias faladas, gravadas igualmente na freguesia.
O projeto CARTOGRAFIA AFETIVA DE CASTELO DO NEIVA é da responsabilidade da AO NORTE Cineclube Viana, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Encontro de Janeiras


No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de existência, o Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE) realizou no dia 1 de fevereiro, pelas 21 horas, um Encontro de Janeiras. O evento decorreu no Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva e contou com a atuação dos seguintes grupos: Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva, Grupo Folclórico de Tregosa, Ronda Típica da Meadela e Grupo de Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira. 
O encontro terminou com um convívio entre todos os participantes na sede do GRECANE.

Foto de Félix Costa.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Falecimentos em janeiro

No dia 10: Ismael Coutinho Vitorino, de 52 anos.

No dia 12: Maria de Lurdes Peixoto Gonçalves Pedra, de 94 anos.

No dia 13: Manuel Fernandes Pires Neto, de 92 anos.

No dia 13: Manuel de Faria, de 79 anos.

No dia 14, Manuel Bonifácio Couto, de 74 anos.

No dia 15: Manuel Martins da Cunha, de 82 anos.

No dia 17: Maria das Dores Fagundes Viana, de 91 anos.

No dia 26: Manuel Dias da Costa, de 81 anos.

Para todas as famílias enlutadas os mais sinceros sentimentos de pesar, que os seus ente-queridos descansem em paz.

Procissão de São Brás

 

Realizou-se na manhã do domingo, 2 de fevereiro, na Eucaristia das 8 horas, uma procissão em honra de São Brás, na igreja paroquial, por promessa de uma pessoa devota que patrocinou também o restauro da imagem do santo, que pertence à paróquia e se encontrava em mau estado de conservação. A intervenção de restauro ainda não estava totalmente efetuada, mas a imagem foi trazida para a procissão e novamente encaminhada para a oficina, para a finalização da restauração.

domingo, 26 de janeiro de 2025

GRECANE inaugura exposição

No âmbito das comemorações dos 50 anos, o Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva inaugurou, no dia 25 de janeiro, a exposição Jornal Monte do Castelo-50 Anos/50 Edições. Esta exposição foi organizada conjuntamente com a Associação Ao Norte e conta com duas vertentes: FOTOGRAFIA – MOMENTOS QUE A HISTÓRIA REGISTOU, com mostra de edições do jornal Monte do Castelo e registos fotográficos das atividades realizadas pelo GRECANE ao longo dos seus 50 anos de existência, e FOTOGRAFIA – CARTOGRAFIA AFETIVA, com registos fotográficos recolhidos pela Associação Ao Norte na freguesia, em acervos pessoais e privados de gente de Castelo do Neiva, e que mostram realidades vividas antigamente pelo povo de modo recreativo, religioso ou laboral.
Esta exposição estará patente na sede do GRECANE até ao dia 23 de fevereiro, e poderá ser visitada nos seguintes horários: aos sábados entre as 15h e as 17h, e aos domingos entre as 10h e as 12h.




segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Festa de São Sebastião


São Sebastião foi celebrado no dia 19, véspera do seu dia, com missa cantada na igreja paroquial. Estava também programada uma procissão, mas, apesar de o andor com a imagem do santo estar preparado, esta não saiu devido à chuva. 
São sebastião tem muitos devotos na freguesia, o que se notava nas esmolas e ofertas depositadas num recipiente ao pé do andor. A sua festa é celebrada anualmente no domingo mais próximo a 20 de janeiro; em tempos antigos havia também novena, com orações próprias durante os nove dias antecedentes ao dia da festa.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Encontro de Coros da margem sul do Lima

Grupo Coral de Castelo do Neiva

Realizou-se no dia 12 de janeiro um Encontro de Coros do arciprestado de Viana do Castelo, com a participação de cinco grupos corais da margem sul do Lima: Alvarães, Barroselas, Castelo do Neiva, Darque e São Romão de Neiva. Este evento, especialmente dirigido para os apreciadores de música sacra e aberto a todas as comunidades, decorreu na igreja paroquial de Castelo do Neiva, tendo início pelas 15 horas. 
Cada grupo coral entoou três cânticos, dedicados à quadra natalícia, e no final todos os grupos se uniram para formarem um só e executarem dois cânticos, todos juntos, o que fizeram magnificamente. A apresentação esteve a cargo de Cândido Torres.
No final das atuações houve um Porto d’honra e bolo comemorativo.

Grupo Coral de Darque

Grupo Coral de Alvarães

Grupo Coral de São Romão de Neiva

Grupo Coral de Barroselas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Festa do Menino

Realizou-se na manhã do dia 1 de janeiro a festa do Menino, com procissão e leilão de oferendas. Antigamente eram as crianças que levavam as ofertas para o Menino, e no momento do ofertório dirigiam-se com os seus presentes para o altar, onde o padre Saleiro os recebia, para serem leiloados no final da missa. Algumas crianças levavam uma quantia em dinheiro num envelope, em vez de um presente para ser leiloado, o que também era válido.
Com o passar dos anos foram rareando as crianças a levarem prendas ao Menino, mas o número de adultos a fazerem-no foi crescendo, não deixando morrer esta tradição. 
Felizmente ainda se vão vendo algumas crianças a participarem, mas longe do que antigamente era.

Celebração de São Silvestre

No dia 31 de dezembro celebrou-se São Silvestre, com missa na capela de Nossa Senhora de Guadalupe. Esta tradição já é muito antiga; no tempo do abade Lopes Lima havia até o costume de se levar o gado (quem o tinha) para o recinto da capela, e nessa missa era feita a bênção dos animais. São Silvestre era tido como protetor do gado e essa bênção era levada muito a sério, para a proteção dos animais durante todo o ano.