Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2025

Castelenses no Jubileu em Roma


 2025 é ano de Jubileu e o Vaticano tem organizadas várias iniciativas para a sua comemoração, com vários jubileus a serem celebrados em Roma. Sete jovens da ACR de Castelo do Neiva: o Rafael, a Daniela, o Simão, o Édi, o Dylan, a Érica e a Inês, integraram o grupo de mais de trezentos jovens enviados pela Pastoral Juvenil da diocese de Viana do Castelo a Roma, para o Jubileu dos Jovens que decorre entre 28 de julho e 3 de agosto: 130 do concelho de Viana, 57 do concelho de Ponte de Lima, 41 do concelho de Vila Nova de Cerveira, 29 do concelho de Paredes de Coura, 22 do concelho de Caminha, 12 do concelho de Arcos de Valdevez, 8 do concelho de Monção, 6 do concelho de Ponte da Barca e 4 do concelho de Valença, todos da diocese de Viana, a que se juntaram 14 do concelho de Cabeceiras de Basto, da diocese de Braga.
No dia 24 de julho foi celebrada uma missa de envio em Castelo do Neiva, na capela de Nossa Senhora das Neves, em que os sete jovens castelenses estiveram presentes e foram abençoados e enviados em nome de Deus. No dia seguinte houve outra celebração, na igreja da Sagrada Família, em Viana, presidida pelo bispo D. João Lavrador, com a presença dos mais de trezentos jovens, que de seguida seguiram viagem de autocarro para Roma. 
Já em junho tinham ido a Roma outros quatro elementos da ACR: o Paulo, a Ivânia, o Romeu e a Elisabete (Beta) para o Jubileu dos Movimentos, e o padre Xavier para o Jubileu dos Sacerdotes. Em setembro será a vez de treze catequistas de Castelo do Neiva viajarem também para Roma, para o Jubileu dos Catequistas. Monte do castelo.

Apresentação de lista

Foi apresentada oficialmente na tarde do dia 20 de julho, no salão do Centro Paroquial de Castelo do Neiva, a lista da candidatura à Junta de Freguesia de Castelo do Neiva pela coligação AD, que tem por nome Coligação Castelo do Neiva 2025, do candidato Fernando Pereira. A apresentação esteve a cargo de Álvaro Maio, que interpretou três canções antes de proceder à chamada dos vários elementos da lista. 
Além de Fernando Pereira fazem parte da Coligação Castelo do Neiva 2025: José Adriano, Benícia Teixeira, Reinaldo Silva, Carlos Rolo, Sílvia Vieira, Diogo Martins, Leandra Meira, Paulo Ribeiro, José Brito, Renato Rei, Daniela Costa, Samuel Pereira, João Dias, Arlinda Gonçalves, Paulo Martins, Tiago Meira, Andreia Cardoso, Luís Flores, Bruno Rolo e Manuel Silva. Três ou quatro desses elementos não estiveram presentes na apresentação, por motivos profissionais ou associativos. 
Marcou presença Paulo Morais, candidato da AD à Câmara Municipal de Viana do Castelo, e outras pessoas ligadas à coligação AD, assim como amigos e familiares dos elementos da lista e outras pessoas interessadas. Depois da apresentação houve convívio entre os presentes, com comes e bebes.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Visita de Salvador Malheiro

Na tarde do dia 18 de julho o Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, esteve em Castelo do Neiva para um encontro promovido por Maria José Neto, presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva. Esta visita aconteceu não só com os pescadores de Castelo do Neiva, mas também com os pescadores dos concelhos vizinhos.
Fabíola Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, esteve também presente, reforçando e apoiando os anseios dos pescadores da região. 
Fez-se visita ao portinho de Castelo do Neiva e aos armazéns de aprestos, onde houve oportunidade de chamar a atenção para as necessidades do portinho e sua envolvente.
Seguiu-se uma visita ao Museu do Sargaço, e por fim, com a sala principal da sede da Junta de Freguesia lotada, decorreu uma reunião e troca de ideias entre o Secretário de Estado e os pescadores. Falou-se do defeso do polvo, de subsídios e da recolha de artes para terra, gerando-se por vezes discussões mais acesas.
Salvador Malheiro assumiu o compromisso de analisar situações e prometeu fazê-lo com seriedade, competência e sentido de responsabilidade, afirmando que, apesar dos constrangimentos, cada vez sente mais vontade de unir e defender o sector das pescas.

 

terça-feira, 15 de julho de 2025

Festa de São Tiago


Decorrerão nos dias 25, 26 e 27 de julho as festividades em honra do Apóstolo São Tiago, padroeiro de Castelo do Neiva. O programa é o seguinte: 

Dia 25, sexta-feira: 19h00 – Missa em honra de São Tiago, na igreja paroquial; 22h00 – Espetáculo com Cristiana Sá.
Dia 26, sábado: 17h00 – Caminhada com início na Ponte do Sebastião, com o grupo Trambolhões de Castelo do Neiva; 19h30 – Missa vespertina na igreja paroquial; 22h00 – Atuação do grupo Aronis Show; 00h00 – Espetáculo Águas Dançantes.
Dia 27, domingo: 09h30 – Missa solene a São Tiago; 16h00 – Majestosa procissão, acompanhada pelos Zés P’reiras de Antas; 17h30 – Atuação de “As Laurindas”. 18h00 – Sorteio das rifas.

Falecimentos de junho

Durante o mês de junho houve dois falecimentos na freguesia:

 No dia 9 faleceu Domingos Martins Barbosa, de 91 anos,

E no dia 22 faleceu Manuel Afonso Vieira, de 79 anos. 


Às famílias enlutadas dirigimos sinceros pêsames.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Candidato à Junta de Freguesia

Com «orgulho, humildade, entusiasmo e um forte sentido de missão» se apresenta um novo candidato à Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, acreditando que esta freguesia merece «mais participação, mais desenvolvimento, mais proximidade e mais respeito pelas suas tradições e potencialidades». Fernando Pereira nasceu em Lisboa, tem 60 anos de idade e é militar na reserva; vive há cerca de dois anos na Avenida da Praia, em Castelo do Neiva, e diz-se «lisboeta de berço e castelense por opção».
Afirma que a sua equipa é composta por «pessoas totalmente dedicadas, com provas dadas na comunidade», e que na freguesia «todos são importantes: os pescadores, os agricultores, os líderes dos movimentos associativos, os que vivem do comércio, da prestação de serviços».
Declara que «é urgente garantir que esta freguesia tenha assegurado em todas as suas artérias o saneamento básico, o fornecimento de água de rede, maior proteção aos nossos idosos e pessoas com deficiência (onde faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a célere reabilitação da Escola de Fieiros do Mar em Centro de Dia e Creche), maior apoio às nossas crianças e jovens, uma melhoria dos transportes públicos, dotar o espaço público de sanitários (como um incentivo às deslocações pedonais, à permanência no exterior e ao consumo no comércio local, de modo a potenciar efeitos positivos na sociabilização das gentes) e ainda entre outras áreas previstas de atuação, a revisão e substituição da sinalização rodoviária e repintura das passadeiras de peões».
Fernando Pereira é candidato à Junta de Freguesia de Castelo do Neiva pela coligação AD - Aliança Democrática.

Peregrinação a Santa Luzia

No dia 29 de junho realizou-se a peregrinação anual ao monte de Santa Luzia e a paróquia de Castelo do Neiva participou como habitualmente, juntamente com a de Darque. A cruz paroquial, bandeiras, escuteiros, catequistas, ACR, Grupo Coral, o padre Xavier, acólitos e muito povo rumaram ao alto do monte em modo peregrino, rezando e cantando em honra do Sagrado Coração de Jesus. Estava uma manhã muito quente, cedo o sol começou a aquecer bastante, o que não facilitou a subida, mas com esforço e fé tudo se torna mais fácil.
A peregrinação a Santa Luzia é feita em honra do Sagrado Coração de Jesus, por promessa antiga com mais de cem anos. É feita anualmente em agradecimento pelo fim da pandemia de 1918/1920, em que morria tanta gente que já nem se tocava o sino. Não é uma peregrinação em honra de Santa Luzia, embora haja quem aproveite esse dia para também pagar promessas que tenha a essa santa, que conta muitos devotos entre as gentes de Viana e arredores. A peregrinação começa na cidade, ao pé do Jardim D. Fernando, e termina no Jardim das Tílias, onde a imagem do Sagrado Coração de Jesus, que habitualmente se encontra dentro do templo, aguarda a chegada dos fiéis. 
O mais importante nesta peregrinação é a adoração ao Sagrado Coração de Jesus, e assim como os peregrinos de Fátima terminam a sua peregrinação rezando aos pés da imagem de Nossa Senhora (e lhes ficam bem marcadas as lágrimas derramadas nessas ocasiões) assim os peregrinos do Sagrado Coração de Jesus devem terminar a peregrinação aos pés da Sua imagem, que aguarda solitária no palco onde está montado o altar. Mesmo que não possam ficar para a celebração da Eucaristia, os peregrinos devem ir prestar o seu preito à sagrada imagem como remate da peregrinação. Mesmo que o bispo esteja a saudar os peregrinos na escadaria em frente ao templo, a procissão deve prosseguir até ao Jardim das Tílias e terminar aos pés de Jesus, já que é em Sua honra que é feita. Ou será que já não é? 
Vejo prestarem-se honras ao bispo, terminando logo ali a procissão. Saúda-se o bispo, tiram-se fotos, e nem se vai ao pé do Coração de Jesus, que solitário aguarda a chegada de peregrinos que nunca O veem nem se chegam perto. Há paróquias que terminam a procissão logo ali ao pé do bispo, sem uma oração final ou saudação ao Sagrado Coração, sem se aproximarem dEle, sem uma reverência à Sua divindade, sem uma manifestação de fé à Sua imagem, como se essa imagem fosse apenas um enfeite para o altar montado no palco, a que não se presta atenção nem se respeita. Há paróquias, mas não todas as paróquias, felizmente.

Festival JANGADA 2025

 O Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva realizou no dia 28 de junho o seu habitual festival de folclore, JANGADA 2025.  Este evento teve início às 17h com o lançamento de uma jangada ao mar, como forma de receção aos grupos convidados, entidades oficiais e todas as pessoas que quiseram assistir. 
À noite, pelas 21h30, tendo como cenário de fundo a igreja paroquial, realizou-se no adro o espetáculo de folclore com os seguintes grupos: Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira, Grupo Etnográfico Rusga de Joane e Grupo Etnográfico de Areosa.

terça-feira, 1 de julho de 2025

ACAPIF 2025

No dia 22 de junho realizou-se o ACAPIF 2025 da Junta Regional de Escutas com cerca de duas dezenas e meia de futuros dirigentes do CNE da região de Viana do Castelo, entre os quais se conta a futura chefe Fátima, natural de Castelo do Neiva (filha de Marlene Sá), que estiveram acampados no Campo Escutista Chefe J. Figueiredo, situado junto ao rio Neiva. Este acampamento faz parte das atividades formativas do PIF (Percurso Inicial de Formação) que constitui a formação básica e necessária à investidura como Dirigente do Corpo Nacional de Escutas. A escolha do Campo Escutista Chefe J. Figueiredo para a realização deste e de outros acampamentos deve-se às excelentes condições de que esse espaço está dotado, assim como a sua localização, permitindo atividades em contacto com a Natureza, longe do barulho e de distrações exteriores. 
Como o Corpo Nacional de Escutas está ligado à Igreja Católica, todos os escuteiros e dirigentes presentes no acampamento foram no domingo à missa das 8h, na igreja paroquial, onde se encarregaram das leituras. E como nessa Eucaristia se celebrava a festa do Senhor, participaram também na procissão do Santíssimo, realizada de seguida.