Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

7 JOVENS CASTELENSES NAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE


Responderam ao apelo do Papa e foram ao seu encontro. A Ana, o Rodrigo, o Rafael e a Marlene, da Ação Católica Rural (ACR); a Carolina, a Rita e a Andreia, da Juventude Agrária Rural Católica (JARC) foram os sete jovens da nossa freguesia que, juntamente com outros oitenta e cinco da diocese de Viana, se juntaram aos dois milhões de jovens de todo o mundo para o encontro com o Pastor Universal da Igreja Católica, Papa Francisco, nas Jornadas Mundiais da Juventude 2016, que tiveram lugar na Polónia.

Foto: Domingos Meira, facebook
Apesar de a presença do Papa apenas ocorrer entre os dias 26 e 31 de julho, sessenta dos jovens vianenses, entre os quais os sete de Castelo do Neiva, assim como milhares de outros de diversos países, viajaram para a Polónia mais cedo, para participarem nas designadas Pré-Jornadas.

Foto: Domingos Meira, facebook
Foram duas semanas de intercâmbio cultural, entre 19 de julho (dia da partida) e 2 de agosto (dia do regresso a Portugal), dormindo em casas de acolhimento e participando nas muitas atividades que lhes estavam destinadas. Usando os transportes públicos, muitas vezes com bastantes transtornos, percorreram vários quilómetros durante esses dias, entre Varsóvia, Cracóvia e as cidades onde estiveram a morar.

Foto: Domingos Meira, facebook
Uma dessas noites tiveram de dormir na estação, porque houve falha na organização e perderam o comboio, mas receberam sentidos pedidos de desculpas por parte de representantes da Organização das Jornadas e do Chefe da Estação de comboios.

Foto: Domingos Meira, facebook
Experimentaram gastronomia diferente da nossa, vivenciaram usos e costumes que desconheciam e aprenderam algumas palavras em polaco, língua que até ali lhes era totalmente estranha.

Foto: Domingos Meira, facebook
Visitaram um Campo de Concentração, santuários marianos e também o de São João Paulo II e o de Santa Faustina, onde rezaram junto ao túmulo da santa. Neste ano da Misericórdia visitaram o Santuário a ela dedicado. Tiveram também um dia de atividades com pessoas enfermas, pondo em prática a boa formação moral que, apesar das suas jovens vidas, já lhe está bem vincada.

Foto: Domingos Meira, facebook
Nesses dias cantaram, dançaram, rezaram. Apanharam chuva mas também muito calor.
Conheceram jovens de todo o mundo, trocaram lembranças, viram e ouviram o Papa.
No final, uma imensa tristeza e choro por deixarem as famílias que os acolheram e trataram tão bem e os amigos que fizeram; mas também uma profunda gratidão por tudo o que viveram, uma grande vontade de pôr em prática as palavras de Francisco.

Foto: Domingos Meira, facebook
Regressaram ao fim da tarde do dia 2 de agosto, com vontade de voltar. Por isso, começaram já a fazer planos para as próximas Jornadas, que se realizarão no Panamá, em 2019.
É bom ver que a juventude sonha, assim o mundo continua a avançar.

Foto: Domingos Meira, facebook

Sem comentários: