Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Património destruído


O costume de colocar velas nas alminhas, muito enraizado na nossa freguesia, pode por vezes causar estragos irreparáveis nas mesmas, sem que, mesmo assim, esse hábito seja deixado de parte pelas pessoas. Há alminhas na freguesia com marcas de fumo e de cera, nos muros onde estão inseridas ou nas pedras em que estão colocadas. As pessoas põem as velas, acendem-nas, e vão embora descansadas da vida, com mais uma promessa cumprida. 
Mas as velas acesas são fogo que arde e que se vê, e que muitas vezes se estende para lá dos limites de um simples cilindro de plástico, que por sua vez arde mais depressa do que a cera.
Este nicho continha uma imagem de Nossa Senhora das Dores pintada em azulejo, com a inscrição DIZ Nª Sª DAS DORES: O AMOR DO CORAÇÃO É A VERDADEIRA FLOR . 
Tinha sido oferta de José Alves Vitorino, sem data inscrita mas deve ter sido pelos finais dos anos 70, acho (sem certezas). Fica à entrada do cemitério velho, do lado poente.
Velas acesas em frente à imagem arderam mais do que deviam, espalhando as chamas pelos invólucros de plástico. O resultado é o que se vê.
Os azulejos ficaram estragados, a imagem desapareceu. Era esta:


Sem comentários: