Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Três jovens de Castelo do Neiva nas Jornadas Mundiais da Juventude


Depois de quase trinta horas de viagem, de autocarro e avião, no dia 20 de janeiro cerca de trezentos jovens portugueses chegaram ao Panamá, na América Central, para participarem durante uma semana nas Jornadas Mundiais da Juventude. Entre eles estava o grupo de Viana do Castelo, onde se inseriam três jovens de Castelo do Neiva.


O Rodrigo Vaz, a Marlene Rodrigues e o Rafael Neves, jovens militantes da ACR (Ação Católica Rural) mais uma vez marcaram presença neste acontecimento de relevante importância para os jovens católicos, em que se encontram com o representante de Cristo na terra, neste caso o Papa Francisco. Para o Rafael e a Marlene já eram as terceiras jornadas: estiveram em Madrid (Espanha) em Cracóvia (Polónia) e agora no Panamá. Para o Rodrigo, que tinha ido à Polónia, eram as segundas.


Foi uma experiência mais do que enriquecedora para os três. Tiveram oportunidade de conviver com jovens de todo o mundo e ainda de estar com duas das mais altas personalidades portuguesas: o cardeal D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, e o presidente da República Marcelo Rebelo do Sousa.
Foram entrevistados e apareceram em vários órgãos de Comunicação Social. Tiraram fotos com jovens de muitos países que, ao ver a bandeira portuguesa que eles sempre traziam consigo e esperando-se já que as próximas Jornadas Mundiais da Juventude seriam em Portugal, para eles corriam a pedir a desejada fotografia e ansiando reencontrar-se no nosso país, em 2022.


Contam que foram muito bem recebidos pelo povo panamenho. Em todo o lado eram acarinhados, automóveis que passavam por eles na rua apitavam e acenavam-lhes em jeito de saudação. As pessoas eram muito acolhedoras e sorridentes.
Os encontros com o Papa Francisco, assim como a vigília com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, ida de Portugal propositadamente para as JMJ cujo lema era "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra", foram dos momentos mais altos, que eles descrevem como inesquecíveis.


Os trezentos jovens portugueses participantes nas JMJ no Panamá faziam parte de doze dioceses e seis movimentos/congregações, e foram acompanhados por seis bispos e trinta voluntários. A ACR de Castelo do Neiva conseguiu enviar três dos seus jovens, e foi com muito orgulho que todos no grupo trabalharam ao longo dos últimos anos para que isso fosse possível. Agradecem também à comunidade, que ajudou na angariação de fundos participando nas barracas montadas na Feira Medieval e festa de Nossa Senhora de Guadalupe, e nos bailes de Carnaval. 
Em 2022 contam enviar mais jovens a Lisboa e para isso começarão em breve a trabalhar.

(Fotos: Rodrigo Vaz e Marlene Rodrigues)

Sem comentários: