Páginas

domingo, 29 de dezembro de 2019

Presépios na igreja e na capela


Como já vem sendo tradição, foram feitos os presépios na igreja paroquial e na capela de Nossa Senhora das Neves. O da igreja, à semelhança do ano passado, foi feito na tribuna, e o da capela em frente ao altar-mor.


Dá gosto ver o empenho que as pessoas responsáveis fazem questão em manter, no embelezamento da igreja e capela nesta altura e também no resto do ano. As zeladoras são voluntárias cujo trabalho ninguém vê mas que se nota se não o fizerem, muitas vezes sem a consideração e o respeito de quem frequenta a igreja e que acha que tudo é feito por obra e graça divina, sem ter em conta as horas que essas mulheres dão todas as semanas a essa tarefa, sem outra recompensa a não ser o reconhecimento do Pai que tudo vê.



No adro da igreja foi montado também um presépio, pela ACR (Ação Católica Rural) que, além de organizar um presépio vivo na manhã do dia 25 de dezembro, desde há alguns anos cumpre também essa tradição elaborando um presépio com materiais diversos. Desta vez montou um presépio em sombra sobre fundo branco, com uma estrela ao alto.
Num tempo em que o presépio está afastado de muitos lares, em que se festeja o Natal tendo por figura central um velhote de barbas inventado por uma marca de bebidas e vestido de vermelho, esperamos que estas iniciativas ajudem a divulgar o verdadeiro sentido do Natal.

Festa Missionária


O núcleo de Castelo do Neiva da LIAM (Liga Intensificadora de Ação Missionária) levou a efeito mais uma Festa Missionária, que decorreu no fim de semana de 7 e 8 de dezembro, no Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva.
Para além de decorrer uma feira solidária nos dois dias, no sábado a missão foi para a rua, para mais uma edição do Terço Missionário, saindo os grupos de vários pontos da freguesia a rezar e a cantar: cor azul - campo de futebol; cor verde - junto ao antigo restaurante Pacífico; cor vermelha - adro da igreja paroquial; cor branca - junto à levada de Santa Tecla; cor amarela - capela de Nossa Senhora de Guadalupe.
Depois da chegada dos grupos ao salão paroquial, seguiu-se a Eucaristia e no final foram exibidos vários vídeos mostrando as atividades realizadas por voluntários do projeto “Abraçar a Missão” em São Tomé, na missão dirigida pela Irmã Lúcia Cândido, da congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e com quem a LIAM tem colaborado. No domingo houve almoço solidário, bastante participado, e pelas 15 horas a oração do terço no salão paroquial.
O valor angariado com este evento solidário foi enviado para vários países de Missão.

domingo, 1 de dezembro de 2019

Banco Alimentar fez recolha de alimentos


Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, sábado e domingo, o Banco Alimentar Contra a Fome fez a costumada recolha de alimentos a nível nacional, com milhares de voluntários à porta de super e híper mercados entregando sacos a quem entrava para fazer as suas compras. Nesses sacos cada um colocava o que bem entendia, normalmente enlatados, bolachas, massa e arroz, entre outros alimentos. 
Na nossa freguesia essa recolha fez-se junto ao supermercado Viegas-Coviran, com jovens voluntários da JARC, ACR, escuteiros e catequese, em colaboração com o Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva, a procederem à entrega dos sacos a quem entrava (e os aceitava), e posterior recolha. 
Houve nos dois dias uma boa participação e contribuição das pessoas, que aderiram de boa vontade a esta iniciativa, e recolheu-se grande número de alimentos. 

domingo, 24 de novembro de 2019

ACR e JARC organizam Festa das Colheitas


Na tarde do passado dia 16 de novembro, a ACR (Ação Católica Rural) e a JARC (Juventude Agrária Rural Católica) de Castelo do Neiva organizaram a Festa das Colheitas, com Eucaristia e uma pequena feira rural, onde havia vários produtos hortícolas à venda e também doçarias, bebidas e petiscos, que decorreu no salão do Centro Social e Paroquial.


Já de véspera, e inserido no programa, tinha havido um momento de oração na capela de Nossa Senhora das Neves, extensivo à comunidade, que incluiu meditação sobre vários temas da atualidade: bullying na escola, violência no namoro, violência contra professores, abandono de idosos, etc..


Este evento serve para a ACR e a JARC angariarem fundos para patrocinarem as suas atividades durante o ano.

domingo, 17 de novembro de 2019

Ana Noro toma posse como presidente nacional da Ação Católica Rural


Reunidos em Conselho Nacional no Centro Diocesano Pastoral de Viseu, nos dias 09 e 10 de novembro, representantes das Dioceses em que a ACR (Ação Católica Rural) está implantada (Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), bem como a Equipa Nacional, projetaram e definiram o plano de ação para 2019/2020.
Também no mesmo Conselho tomou posse a nova Equipa Nacional para o triénio 2019-2022, sendo que a presidente é Ana Noro, nossa conterrânea.
Como assistente nacional foi proposto pela nova equipa o padre Xavier, pároco de Castelo do Neiva, pedido que foi aceite por D. Anacleto, bispo de Viana do Castelo, e aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, que posteriormente o nomeou.
No final do Conselho, a ACR reafirmou a sua vontade de dar continuidade ao trabalho do Movimento como uma mais-valia pelo percurso de formação, bem como pelo incentivo à ação no meio.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Raposa invade campo do Castelense


No treino do dia 5 de novembro os jogadores do Grupo Desportivo Castelense, e alguns adeptos que ao mesmo assistiam, foram surpreendidos pela invasão de campo de um inusitado adepto: uma raposa. Logo alguém tratou de gravar em vídeo o animal a brincar com as bolas e a correr pelo relvado, vídeo esse que foi posteriormente publicado numa rede social.
As muitas partilhas que essa publicação teve deram azo a que a insólita ocorrência fosse notícia em diversos órgãos da Comunicação Social, chegando até o vídeo a ser transmitido pela TVI, com José Alberto Carvalho a comentar o caso.
A raposa voltou a repetir a façanha e brinca sem medo no relvado, mostrando que não tem medo dos humanos que a veem e que a deixam à vontade para voltar quando quiser.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Peregrinação diocesana a Fátima


No dia 27 de outubro a diocese de Viana do Castelo organizou uma peregrinação a Fátima, inserida no triénio comemorativo dos 40 anos da criação da diocese. Foram cerca de cem os autocarros que do Minho se dirigiram para a Cova da Iria nesse domingo, diversas paróquias da nossa diocese quiseram estar presentes, com os seus respetivos párocos. Foram muitos os padres da diocese que foram a Fátima, com os seus paroquianos e não só, seminaristas e acólitos.
O bispo de Viana, D. Anacleto, presidiu às celebrações, primeiro o terço na capelinha e depois a Eucaristia, no altar exterior do recinto. No final houve procissão do Adeus.
A nossa paróquia também quis estar representada neste acontecimento tão importante para a diocese, e por isso de cá saiu um autocarro no domingo de manhã bem cedo. Houve também quem para lá se dirigisse em carros particulares e quem tenha ido em autocarro de outras paróquias, assim como houve gente de outras paróquias que foi connosco. Afinal, somos todos diocesanos.


O dia apresentou-se ameno, chegando mesmo o sol a aquecer significativamente pelo final da manhã; a chuva não marcou presença, o que nos permitiu estar no recinto tranquilamente.
Para além da peregrinação da diocese de Viana, nesse dia havia também outras peregrinações e grupos organizados em Fátima, portugueses e estrangeiros. A Legião de Maria levava a efeito a sua 50ª peregrinação anual, comemorando ainda os 70 anos da implementação do Movimento em Portugal.

domingo, 15 de setembro de 2019

Festa de Nossa Senhora das Dores


Celebrou-se na manhã do domingo dia 15 a solenidade de Nossa Senhora das Dores, na igreja paroquial, com Eucaristia e procissão. Esta festa é dispensada e costuma celebrar-se no domingo seguinte ao dia 15 de setembro, mas este ano calhou ser mesmo no dia próprio.
Na procissão saiu o andor de Nossa Senhora, acompanhado de várias bandeiras e seus confrades, o páleo com o padre Xavier e confraria do Santíssimo, acólitos e muito povo.
Estava uma manhã radiosa e o dia começava a aquecer. A procissão saiu da igreja e contornou o parque automóvel, indo em direção ao cruzeiro junto à capela de Nossa Senhora das Mercês, e regressando novamente à igreja, onde o padre Xavier a deu por terminada.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe


15 de agosto, quinta-feira:
12h – Hastear da bandeira.

19, 20, 21 e 23 de agosto:
07h30 – Missa na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe.

22 de agosto, quinta-feira:
20h30 – Eucaristia na capela de Nossa Senhora das Neves, seguindo-se uma procissão de velas em direção à capela de Nossa Senhora de Guadalupe.
22h30 – I Arraial Noturno, com a atuação do grupo Baeta & Companhia.

23 de agosto, sexta-feira:
22h30 – II Arraial Noturno, com a atuação dos cantores João Neto e Leonardo.

24 de agosto, sábado:
14h – Entrada dos grupos de bombos: Bombos de Vila Fria, Zés P’reiras Nacionais de Fragoso, Grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa de Deocriste e grupo de bombos “Trambolhões” de Castelo do Neiva.
15h – Entrada das Bandas de Música: Banda Musical de São João da Madeira e Banda Musical de São Martinho do Campo - Valongo.
17h – XXXII Cortejo Etnográfico e Arqueológico de Castelo do Neiva (Parada) - Usos, Costumes e Tradições da nossa terra. No final Leilão de Oferendas.
18h30 – Concentração dos grupos de bombos no recinto da festa.
22h – III Arraial Noturno, com concertos das Bandas de Música.
24h – Sessão de fogo de artificio.

25 de agosto, domingo:
Ao romper da aurora uma salva de morteiros anunciará o principal dia da festa.
10h30 – Missa Solene.
14h – Entrada da Associação Musical de Vila Nova de Anha.
14h30 – Entrada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leixões.
16h – Cerimónias religiosas em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, seguindo-se uma majestosa procissão.
18h30 – Festival de folclore, organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.
22h30 – IV Arraial Noturno, com a atuação da cantora Sílvia Batista.
01h – Encerramento das festividades com grande sessão de Fogo do Ar e Cruzado.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Festa de São Tiago

Caminhada e encontro de andores
A festa em honra de São Tiago, nosso padroeiro, vem a cada ano aumentando a qualidade e importância. Com a já tradicional caminhada, o encontro dos andores, os arraiais e a procissão,  vai atraindo cada vez mais pessoas à participação e visita ao recinto da festa e igreja paroquial, onde o santo se encontra.

Cantor Helder Baptista
Helder Baptista, o Motard da Concertina, foi o artista que atuou no terceiro arraial noturno, no sábado.
Os andores
Os andores eram sete: Senhor dos Milagres, Senhora de Fátima, Senhora da Paz, São Nuno de Santa Maria, Santa Rita, São Roque e São Tiago. Alguns eram promessa e foram oferta dos devotos.

Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva
Para encerramento das festividades houve a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva e o sorteio das rifas.

Números de rifas sorteadas: 
1º prémio - 276
2º prémio - 1101
3º prémio - 246
4º prémio - 556
5º prémio - 891

Número sorteado no cabaz - 721

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

ACR organiza Via Lucis com Maria - O Caminho da Luz


No dia 1 de agosto, pelas 21 h, a ACR (Ação Católica Rural) levou a efeito um momento de oração aberto à comunidade, na capela de Nossa Senhora das Neves, com uma Via Lucis.
A Via Lucis (Caminho da Luz) é uma proposta de oração que, paralelamente à Via Crucis (Via Sacra) nos introduz na contemplação do Ressuscitado, através de 14 estações inspiradas nos textos dos Evangelhos, dos Atos dos Apóstolos e das Cartas de São Paulo. 
A proposta da ACR para este momento de oração incluía ainda leituras de textos da autoria de António Valério, s.j. e Isabel Figueiredo, do livro VIA LUCIS COM MARIA, assim como alguma partes do prefácio escrito por D. António Couto, bispo de Lamego.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Festa de Nossa Senhora dos Emigrantes e Feira Medieval


Dia 8, quinta-feira:
20h00 – Missa na Capela de Nossa Sr.ª dos Emigrantes

Dia 09, sexta-feira:
21h00 – Solene Procissão de Velas
22h00 – Abertura da IX Feira Medieval de Castelo do Neiva; Gala de abertura e Leitura da Carta da Feira; Artes Circenses e Animação de Rua; Espetáculo de Fogo

Dia 10, sábado:
16h00 – Abertura da Feira Medieval; Artes Circenses e Animação de Rua
22h30 – Queimada Luso-Galaica

Dia 11, domingo:
10h30 – Missa Solene na Capela de Nossa Sr.ª dos Emigrantes
11h30 – Abertura da Feira Medieval
15h00 – Entrada do Grupo de Zés P’reiras de Antas, seguida de procissão em honra de Nossa Senhora dos Emigrantes
23h30 – Encerramento da Feira com Espetáculo de Fogo

A decorrer durante a Feira Medieval: animação musical, tabernas com gastronomia medieval, artesãos com produtos diversos, exibição de voos de aves de rapina, espetáculos de fogo, animação de rua, malabaristas, danças medievais, jogos e recriações históricas.

Grupos participantes:
AGAPE
ArtFalco
Bailarins do Nevia
Cabra Cega
Cretive Circus
Trupe Os Almeidas
Trupe Sei

Ana Noro eleita Presidente Nacional da ACR


A ACR (Ação Católica Rural) reuniu a sua IX Assembleia Nacional de Delegados, no Seminário Diocesano de Leiria, nos dias 13 e 14 de julho de 2019.
Após a avaliação da situação atual do Movimento e a Leitura Prospetiva das Realidades, com a ajuda dos convidados Dr. António Marujo, jornalista e escritor, e D. Armando Esteves Domingues, bispo auxiliar do Porto, foram lançados desafios à Igreja e ao Movimento, representado pelos 110 delegados e participantes.
Os Delegados congratularam-se com o trabalho realizado pela ACR, que continua a agir nos seus meios. Reafirmou-se a vontade de seguir a Missão Eclesial e Social do Movimento, aprovando as linhas de força que orientarão o caminho para o triénio 2019-2022, sob o slogan “Ser e Viver para Transformar”.
Nesta Assembleia foi eleita a nova Equipa Nacional para os próximos três anos, sendo que Ana Noro, nossa conterrânea, foi proposta e eleita presidente.
A nova equipa tomará posse no próximo mês de novembro, em Conselho Nacional.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Ministro do Ambiente inaugura ponte pedonal sobre o rio Neiva


No dia 17 de julho, o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, marcou presença na inauguração da nova ponte pedonal sobre o rio Neiva, que une os concelhos de Esposende e Viana do Castelo.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, a nova ponte representa “as pontes de amizade e cooperação entre os municípios de Viana do Castelo e Esposende”, considerando que este foi um projeto “abrangente, bem conseguido, e que deixa uma marca indelével na cooperação intermunicipal”.
Também o Ministro do Ambiente considerou este um projeto “simbólico sob todos os pontos de vista e que nos engrandece” por representar a união entre os dois municípios vizinhos. João Pedro Matos Fernandes realçou ainda a beleza estética da nova ponte, considerando que “valeu a pena fazer esta ponte assim tão bonita porque encerra em si o valor imaterial que representa”.
A empreitada de construção de infraestruturas verdes para valorização e visitação do estuário do rio Neiva incluiu a requalificação da margem esquerda do rio e a construção da nova ponte, agora inaugurada.


Informação e fotos: site da Câmara Municipal de Viana do Castelo

domingo, 14 de julho de 2019

Festa de São Tiago 2019


Dia 25, quinta-feira:
19h30 – Eucaristia em honra de São Tiago;
No final da Eucaristia haverá uma sardinhada;
21h30 – Actuação do grupo BLACK ROSES;

Dia 26, sexta-feira:
22h00 – Arraial noturno com ONE GRUPO;

Dia 27, sábado:
17h00 – Caminhada “Ponte do Sebastião”;
18h00 – Encontro com os andores na rotunda de São Tiago, acompanhados dos Zés P’reiras de Antas;
18h30 – Desfile dos Zés P’reiras no adro da igreja de São Tiago;
19h30 – Missa vespertina;
22h00 – Arraial noturno com o cantor Helder Baptista;

Dia 28, domingo:
09h00 – Missa de festa em honra a São Tiago;
15h30 – Entrada da Fanfarra da Meadela;
16h30 – Procissão, com andores floridos e figurados;
17h30 – Atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva;
No final haverá sorteio das rifas.

domingo, 30 de junho de 2019

Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus


Realizou-se no dia 30 de junho a peregrinação anual ao Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia. Esta peregrinação realiza-se depois de, em 1918, ter sido feita uma promessa pelas gentes da cidade ao Coração de Jesus, devido à pandemia da pneumónica, ou gripe espanhola, durante a qual muitas pessoas morreram, em Viana e arredores. 
Morria tanta gente que já não tocavam os sinos a defunto, eram vários por dia, mas depois da promessa feita e da consagração da cidade ao Sagrado Coração de Jesus, as mortes rarearam e pouco depois a pandemia foi declarada extinta. 
A partir dessa data, os vianenses da cidade e de todas as paróquias do Concelho rumam ao cimo do monte, em procissão, a cumprir a promessa. E fazem-no todos os anos, no domingo mais próximo à solenidade do Sagrado Coração de Jesus. 
Diziam os antigos da nossa terra que pelo menos uma pessoa de cada casa deveria participar na peregrinação.


Este ano a paróquia de São Tiago de Castelo do Neiva subiu o monte rumo ao templo monumento ao Coração de Jesus juntamente com a de São Sebastião de Darque, da qual o nosso pároco, padre Xavier, é administrador.
O tempo esteve ótimo para a peregrinação, nem quente nem frio. O caminho fazia-se bem. Durante a manhã do domingo a afluência de povo à cidade , vindo muita gente a pé, era algo digno de nota. Cruzes, bandeiras, confrarias, catequese, movimentos, escuteiros, acólitos, grupos corais, era todo um mar de gente a subir ao monte, continuando a cumprir a promessa feita há um século.
Que o Sagrado Coração de Jesus continue a velar por nós e Santa Luzia nos proteja dos males da vista.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Festa de Santo António


Realizou-se no dia 13 de junho, uma quinta-feira, a festa de santo António, com Eucaristia na igreja paroquial e procissão.
Santo António é um dos santos da nossa igreja que tem festa no dia próprio e não no domingo seguinte, assim como o padroeiro, S. Tiago. E como era um dia normal de trabalho a celebração teve lugar ao final da tarde, para que houvesse maior participação do povo.
Santo António é um santo com grande veneração na nossa freguesia, principalmente como protetor dos animais. Antigamente, e quiçá ainda agora, quando o gado tinha tosse ou se engasgava as pessoas diziam: “ó bichinho, santo Antoninho, santo Antoninho”, a pedirem a proteção do santo.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Festa da Senhora de Fátima


Realizou-se no sábado, dia 25 de maio, a festa em honra de Nossa Senhora de Fátima, com a celebração da Eucaristia na capela de Nossa Senhora das Neves.
No final da Eucaristia houve uma encenação mariana com sombras chinesas, seguindo-se a procissão de velas com o andor a ser transportado pelos escuteiros até à igreja paroquial.


Pelo caminho cantou-se e rezou-se o terço do rosário.
Houve participação dos escuteiros, das crianças da catequese e muito povo, que percorreram a pé o percurso desde a capela de Nossa Senhora das Neves até à igreja paroquial, prestando homenagem a Nossa Senhora de Fátima e mostrando que é muita a devoção na nossa paróquia a este título da Mãe de Deus e Senhora Nossa.


domingo, 12 de maio de 2019

Feirinha para as Missões


No domingo, dia 12 de maio, a ACR de Castelo do Neiva organizou mais uma feirinha para as Missões, no salão paroquial. Já há alguns anos que se realiza esta feirinha, com a qual se pretende angariar fundos para ajudar no apadrinhamento de algumas crianças, através da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que esteve representada pela Irmã Olinda, e com a colaboração da FASFHIC (Família Secular Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição).
A ACR tem três crianças apadrinhadas, uma em São Tomé e duas em Timor.
A feirinha teve início pelas 10h da manhã, havendo à venda de tudo um pouco: doçaria e bebidas, artigos de bazar, vestuário, artigos de cozinha, artigos religiosos, livros, etc.
Logo pela manhã passaram muitas pessoas pela feirinha, e de tarde também houve razoável participação, pois havia a recitação do terço e a exibição de um pequeno filme sobre a fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, a Beata Maria Clara do Menino Jesus.


Apurou-se o valor de 503,86€. A ACR agradece a participação e generosidade de quantos quiseram ajudar a tornar mais suave a vida de alguns meninos, que têm um nível de vida bastante inferior ao das nossas crianças. Que Deus a todos compense.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Festa da Senhora do Rosário


Realizou-se no dia 5 de maio, um domingo, a festa de Nossa Senhora do Rosário, com Eucaristia e procissão, na igreja paroquial. 
A procissão seguiu o percurso habitual, ou seja, desde a igreja até ao largo das Mercês, contornando o parque automóvel e regressando, no que foi acompanhada por muito povo.
No final, a confraria de Nossa Senhora do Rosário, como habitualmente, procedeu ao sorteio de rosários, que saíram a quem se tinha previamente inscrito .

quinta-feira, 2 de maio de 2019

As Nossas Senhoras de Fátima que deram à praia


Há noventa anos, mais precisamente no dia 18 de dezembro de 1928, um vapor português pertencente à Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos encalhou nos chamados "Cavalos de Fão", ao largo da costa de Esposende. Era o vapor Lagoa, e vinha carregado de bens e produtos avaliados numa grande fortuna, que trazia de Inglaterra, França e Alemanha.
Vinha cheio, com centenas de sacos com açúcar, cacau, caixas de bombons, artigos de bazar, resmas de papel para impressão, harmónicas, pianos, discos para gramofones, cânhamo e uma grande variedade de artigos que faziam elevar o valor de toda a carga a muitos milhares de contos. No convés trazia trinta automóveis da marca Citroen.

O vapor LAGOA (colecção Francisco Cabral)

O dia era de sol, o mar estava "chão". O Lagoa, que tinha passado ao largo de Viana pelas 10h30,  navegava depressa mas muito para terra, segundo o relato de alguns pescadores de Fão que assistiram a tudo e que foi publicado no jornal Comércio do Porto de 20-12-1928. Eles ainda acenaram com lenços a avisar os do vapor, mas de nada adiantou e o naufrágio deu-se. Eram cerca das 11h30 da manhã. A explicação dada mais tarde para o acontecido foi de que se tratou de avaria num dos gualdropes do leme.
Houve perda total da carga, mas a tripulação salvou-se toda.
Ora, por esses dias, pescadores de Castelo do Neiva encontraram imagens de Nossa Senhora de Fátima, uns no mar, outros na praia. Imagens lindas como nunca se tinha visto por cá. Ainda ninguém tinha em casa uma imagem de Nossa Senhora, aparecida em Fátima 11 anos antes. Acredita-se que tenham vindo como carga do Lagoa.


As imagens são de porcelana, pintadas à mão. Na parte de trás têm dois orifícios, para se lhe pôr um arco ou auréola (que provavelmente traziam mas se perdeu no naufrágio). 
Na altura a imagem da Cova da Iria de Nossa Senhora de Fátima ainda não tinha a coroa que agora tem, e à falta de melhor tinham-lhe posto um arco de doze estrelas. A mulher de um dos pescadores de então mandou fazer para a sua imagem um arco em prata, com estrelas ornadas de pedras azuis, e colocou a imagem no oratório da casa.
Várias famílias oriundas dos pescadores mais antigos ainda conservam essas imagens. Eu também tenho uma, e o pescador que a encontrou no mar morreu em 1933. 

Na exposição de arte sacra organizada pelo padre Xavier, em outubro de 2013, havia seis imagens de Nossa Senhora de Fátima provenientes do Lagoa.

Capa do livro A Pérola de Portugal, publicado em 1931.
Na foto uma das primeiras imagens de Nossa Senhora de Fátima, com o arco de doze estrelas.

Em alguns "santinhos" a imagem de Nossa Senhora de Fátima tem o arco de doze estrelas

Sobre o naufrágio do Lagoa http://naviosenavegadores.blogspot.com/2014/01/historia-tragico-maritima-cxv.html

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Via-Sacra


Como já vem sendo costume há muitos anos na noite de Sexta-feira Santa, no dia 19 de abril viveu-se em comunidade a Via-Sacra do Senhor, numa encenação ao vivo, desta vez meditando na Paixão de Jesus segundo o Evangelho de São Lucas.
Com início na capela de Nossa Senhora das Neves, a primeira meditação foi sobre a transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Depois o cortejo, com dezenas de figurantes, seguiu em direção à igreja paroquial, parando mais algumas vezes em lugares já determinados para a encenação das restantes estações.
Uma noite amena convidava à oração, na contemplação dos sofrimentos de Cristo na Sua Paixão e Morte. Muito povo acompanhava o cortejo, gente da terra e também de fora, pois são já em grande número os forasteiros que vêm assistir à encenação, que melhora a cada ano.




A encenação da Via-Sacra envolve muitas pessoas, entre figurantes, leitores, técnicos de som e iluminação, preparação dos cenários, etc. São chamados os movimentos da Igreja à participação, assim como a catequese, mas também pessoas sem qualquer vínculo com esses movimentos. Basta querer participar e há espaço para toda a gente. E é gente que gratuitamente participa, sem outro agradecimento a não ser a bênção do Senhor. Que Ele a todos compense.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Senhor aos Enfermos


Apesar da ameaça de chuva realizou-se na manhã do domingo, dia 7 de abril, mais uma procissão do Senhor aos Enfermos. A procissão, com o Agrupamento de Escuteiros à frente, era ainda composta por elementos das várias confrarias com as suas bandeiras, crianças da catequese, acólitos, o páleo debaixo do qual seguia o pároco com o Santíssimo, elementos da Junta de Freguesia, a Filarmónica de Vila Nova de Anha, o Grupo Coral e o povo, que acompanha sempre em grande número o Senhor nesta sua visita aos doentes e idosos.


Os tapetes de serrim e flores foram elaborados por habilidosas mãos durante a noite ou pela manhã, e nas janelas e varandas estenderam-se colchas. O bairrismo ainda impera neste dia.
Durante o percurso há várias paragens, quando o pároco sai da procissão para levar o Santíssimo a um enfermo. Há doentes que aguardam esta visita em suas casas, mas há muitos mais que se juntam, num esforço conjunto das famílias e cuidadores, em locais devidamente preparados e adornados para o efeito. Assim tem sido nos lugares de Moldes e da Capela, mas este ano também os de Sendim e Junqueira se juntaram num só ponto, aguardando a chegada do Senhor na sede do GRECANE.


E foi até ali que a chuva permitiu o desfile da procissão, tendo que ser interrompido porque os instrumentos musicais da banda poderiam estragar-se, assim como as bandeiras das confrarias. Faltava ainda visitar um enfermo, que aguardava no seu lar, e o padre Xavier fê-lo de automóvel, à boleia de um elemento do GRECANE.
Enquanto se esperava pelo seu regresso, a Filarmónica tocou o tema "Havemos de ir a Viana", na sede do Grupo, para encerramento da sua prestação. Chegado o padre Xavier, deu a bênção final e a procissão dispersou, acabando desta forma mais uma visita do Senhor aos Enfermos.