Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

ACR organiza Encontro Nacional

No dia 18 de setembro, a ACR (Ação Católica Rural) realizou o seu primeiro Encontro Nacional presencial depois da pandemia, no qual a ACR de Castelo do Neiva participou em grande número. Organizado pela equipa diocesana da ACR de Viana do Castelo e com a presença representativa de seis dioceses (Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Guarda e Santarém) tinha sido primeiramente programado para maio deste ano, mas teve de ser adiado devido a casos de covid-19. 
O Encontro teve início cerca das 09h30 em Castelo do Neiva, junto à capela de Nossa Senhora de Guadalupe, onde os participantes se juntaram para rumar à capela de Nossa Senhora do Crasto, em São Romão de Neiva, caminhando através dos caminhos de Santiago. 
No final da caminhada, no mosteiro de São Romão de Neiva, o nosso conterrâneo Rodrigo Vaz apresentou “UM MOSTEIRO EM TERRAS DE NEIVA“, a história do mosteiro de São Romão de Neiva desde a sua fundação até aos nossos dias.
Após o almoço, que os participantes partilharam no monte da Senhora do Crasto, houve lugar a momento lúdico no palco do recinto, com participações dos grupos presentes, subordinado ao tema do Encontro.
Pelas 16h celebrou-se a Eucaristia no mosteiro de São Romão de Neiva, presidida pelo Assistente Nacional da ACR e pároco de Castelo do Neiva, Pe. Xavier Moreira, terminando o Encontro Nacional com o envio das dioceses para o novo ano de trabalho, com especial atenção à Jornada Mundial da Juventude 2023.

Fotos: Rafael Neves

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Festa de Nossa Senhora das Dores


Realizou-se no domingo, dia 18, na Eucaristia das 08 h, a festa de Nossa Senhora das Dores, com procissão em sua honra. Uma festa simples, mas muito emotiva. 
Ao olhar o andor verificámos que a imagem de Nossa Senhora das Dores foi sujeita a restauro, que ficou excelente. O olhar da Senhora modificou-se ligeiramente, tornando a expressão mais bonita e dolorosa, e as vestes mantiveram a cor original. As sete espadas trocaram de lugar, onde antes eram três agora estão as quatro, e vice-versa. O manto é o mesmo, oferecido nos anos 1990 por uma devota.
Nossa Senhora das Dores tem muitos devotos na freguesia, que a quiseram honrar participando nas cerimónias e deixando a sua oferta no prato das esmolas. 
Que Ela a todos abençoe e proteja.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Receita de tarte de maçã


Esta receita faz parte das sobremesas cá de casa, principalmente no Natal. 
É muito saborosa. 


INGREDIENTES

Para a massa:
 
250 g de farinha
100 g de açúcar
150 g de margarina
1 ovo
1 pitada de sal

Para o recheio:

3 ou 4 maçãs
1 chávena de chá de doce de fruta (pêssego, maçã ou alperce)
1 colher de margarina
1 colher de chá rasa de canela
4 ovos
75 g de açúcar

Geleia para pintar

MODO DE FAZER

Peneire a farinha com o açúcar, faça um monte e no meio deste faça uma cova. 
Deite nela o ovo inteiro e o sal. Mexa ligeiramente em círculo. 
Junte a manteiga cortada em bocados e amasse. 
Faça uma bola e coloque no frigorífico, tapada com um pano, durante 1 h.

Unte a forma de tarte (de fundo amovível) e polvilhe com farinha. 
Descasque as maçãs e corte-as em gomos finos. 
Estenda a massa e forre com ela a forma, aconchegando bem a massa. 
Pique a massa com um garfo. 
Espalhe sobre ela o doce e depois as maçãs em roda.

Derreta a colher de margarina, misture-lhe o açúcar, a canela e os ovos. 
Bata bem e espalhe este preparado sobre as maçãs. 
Leve a cozer em forno médio cerca de 45 minutos. 

Derreta a geleia e com um pincel espalhe sobre a tarte.
Desenforme fria.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Duas centenárias na freguesia


Castelo do Neiva conta atualmente duas pessoas com a bonita idade de 100 anos: Alzira Gonçalves de Miranda, nascida a 29 de outubro de 1921 e também conhecida como Zira do Gandra, e Ana Pereira Fernandes de Sá, nascida em 8 de agosto de 1922, que muitos conhecem como Ana do Manso.
Conheci recentemente a Alzira, com quem conversei e me recitou algumas orações antigas, que acrescentei à recolha que faço há anos e que um dia será publicada. É uma pessoa bem-disposta, de bem com a vida, tranquila, daquelas com quem apetece estar. É viúva, teve três filhos (dois deles já falecidos) tem cinco netos e cinco bisnetos. Vive sozinha, feliz com a independência que ainda consegue ter e com os cuidados que a filha lhe presta quando necessário. Quando completou o século de vida a família fez grande festa, onde até foguetes foram lançados em sua honra.

Alzira no seu cantinho favorito

Ana, também viúva, teve 9 filhos (um já falecido) tem muitos netos e bisnetos e já é trisavó. Vive atualmente com a filha mais nova. As faculdades vão-na deixando e depende dos cuidados que lhe prestam, mas é estimada e muito querida por todos que a conhecem. 
No dia do seu recente aniversário a família juntou-se para a celebração e ela esteve muito tranquila e consciente, bonita na sua roupa nova e usando o seu ouro, contente por estar com os seus descendentes.

Ana com os filhos no dia do seu aniversário
(foto cedida pela família)

A estas duas “meninas” desejo as maiores felicidades, muita saúde, paz e tranquilidade.