No dia 18 de setembro, a ACR (Ação Católica Rural) realizou o seu primeiro Encontro Nacional presencial depois da pandemia, no qual a ACR de Castelo do Neiva participou em grande número. Organizado pela equipa diocesana da ACR de Viana do Castelo e com a presença representativa de seis dioceses (Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Guarda e Santarém) tinha sido primeiramente programado para maio deste ano, mas teve de ser adiado devido a casos de covid-19.
O Encontro teve início cerca das 09h30 em Castelo do Neiva, junto à capela de Nossa Senhora de Guadalupe, onde os participantes se juntaram para rumar à capela de Nossa Senhora do Crasto, em São Romão de Neiva, caminhando através dos caminhos de Santiago.
No final da caminhada, no mosteiro de São Romão de Neiva, o nosso conterrâneo Rodrigo Vaz apresentou “UM MOSTEIRO EM TERRAS DE NEIVA“, a história do mosteiro de São Romão de Neiva desde a sua fundação até aos nossos dias.
Após o almoço, que os participantes partilharam no monte da Senhora do Crasto, houve lugar a momento lúdico no palco do recinto, com participações dos grupos presentes, subordinado ao tema do Encontro.
Pelas 16h celebrou-se a Eucaristia no mosteiro de São Romão de Neiva, presidida pelo Assistente Nacional da ACR e pároco de Castelo do Neiva, Pe. Xavier Moreira, terminando o Encontro Nacional com o envio das dioceses para o novo ano de trabalho, com especial atenção à Jornada Mundial da Juventude 2023.
Fotos: Rafael Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário