Páginas

domingo, 17 de abril de 2016

Nicho do Senhor dos Milagres


 Não há documentos a comprová-lo, mas a data inscrita aponta o ano de 1925 como o da sua construção. A expensas do "tio" Zé do Amaro, conhecido santeiro da freguesia há muito falecido, ou quiçá pelo próprio, foi construído na entrada da atual Rua do Senhor dos Milagres, que naquele tempo era um caminho.
Há uns anos a Junta de Freguesia, sendo na altura presidente José Pires, ao renovar os caminhos mudou o nicho para a frente da tabacaria da Julieta Meira.
Ali ficava mais bem situado e ali permanece, mas há uns tempos o mau tempo desestabilizou o muro onde se situa o nicho e o risco de derrocada era grande. Os vizinhos falaram com o atual presidente da Junta, que se prontificou a realizar obras que consolidassem a edificação.
Ao mesmo tempo, a comissão fabriqueira da paróquia mandou restaurar as imagens.


Não há dono, não há papéis a comprovar que pertence a A ou B. Ao longo dos anos houve uma família que zelava pelo nicho. Havia muita gente a colocar velas junto dele, flores também.
Entretanto, a senhora envelheceu e já não podia tomar conta do nicho. Entregou as chaves. Desconheço a quem, talvez à Junta de Freguesia ou à Fábrica da Igreja, ou a ambas as entidades.


As imagens que o nicho contém são três: um crucifixo com um Cristo, que é o Senhor dos Milagres, são José e santa Teresinha. 
Inicialmente havia apenas o Senhor dos Milagres, as outras duas imagens foram adicionadas posteriormente e não se sabe quem as fez, se foi o "tio" Zé do Amaro já que também tinha esculpido o Cristo. São todas de madeira, feitas artesanalmente.


Quem tem atualmente a chave do nicho, e quem zela por ele, é o Sr. Domingos da Germana e a esposa, a Maria Laurinda. São eles que mudam as flores e as toalhas.
Entretanto, a remodelação trouxe um inconveniente: o vidro que protege as imagens provoca muita condensação e durante a noite o nicho enche-se de humidade. Isso provocará, a meu ver, estragos nas imagens e deve ser corrigido. Talvez um simples furo resolva o problema, deixo isso para os entendidos, mas penso que é urgente a intervenção antes que os danos sejam irreversíveis.
Parabéns aos intervenientes no restauro e conservação deste nicho, que faz parte do património religioso da freguesia e que muita gente venera, mas permitam que aconselhe também a colocação de grades na frente das imagens, pois com a quantidade de roubos e vandalismo que tem havido, não só cá mas em todo o lado, um dia poderemos ter uma surpresa desagradável e seria uma perda imensamente lastimável.

Sem comentários: