Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2016

Prevenção de Fogos - Sessão de Esclarecimento


Decorreu esta tarde, no edifício da Junta de Freguesia, uma sessão de esclarecimento sobre prevenção de fogos. Promovida pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e pela GNR, contou com um número razoável de participantes.
Foram esclarecidos certos pontos, relacionados com a queima de sobrantes (ramos de árvores, paus, ervas secas) e lixo (que é proibido queimar, coloca-se nos contentores ou chamam-se os Serviços camarários se forem artigos volumosos, que os recolhem gratuitamente).
Também foi focada a necessidade de prevenção de fogos nos montes ou florestas, apelando-se à limpeza das bouças e terrenos, principalmente se localizados perto de habitações.
Não fazer churrascos nos montes ou outras zonas arborizadas.
Para fazer uma queimada (pegar fogo a uma certa área de terreno) tem de se previamente comunicar aos Serviços da Câmara ou aos Bombeiros, que dirão a melhor ocasião e modo para o fazer.
O presidente da Junta, que também estava presente, esclareceu certas questões sobre abate de árvores e remoção das mesmas em certas zonas, por exemplo no Monte do Castelo, em que não se podem arrastar as árvores cortadas para não se destruir património arqueológico que possa existir.
Outro ponto que foi focado pela Técnica da Câmara foi o aconselhamento à remoção total de toda a rama verde dos pinheiros das bouças, quando cortados. Parece que há um bicho que dá nos pinheiros, tipo uma larva, que é posta por uma espécie de insetos. As larvas alimentam-se da rama tenra, por isso o aconselhamento a que se destrua quando se proceder ao abate de pinheiros, para que esse mal não se propague.
Mais alguns pontos foram abordados e foram também colocadas questões pela assistência, que foram esclarecidas pelo presidente da Junta em alguns acasos, pela Técnica da Câmara ou pelo mestre Miranda, o oficial da GNR presente.
Por último, não esquecer de ligar para o nº 117 sempre que se aviste um foco de fogo. Ainda que por vezes pensemos que já alguém o há de ter visto e ligado para os bombeiros, é melhor que sejam duas ou mais pessoas a ligar do que nenhuma. E quanto mais cedo os bombeiros chegarem mais depressa conseguem extinguir o fogo, por isso não se deve esperar que as chamas cresçam para os chamar. Em caso de dúvidas, mais vale ligar.

Sem comentários: