No dia 8 de dezembro a ACR (Ação Católica Rural) de Castelo do Neiva organizou uma exposição de presépios e Meninos Jesus, no Centro Social e Paroquial da freguesia, sob o tema “Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado” (Is 9.5). Às 9.30 h da manhã e depois de uma breve oração de abertura, presidida pelo padre Xavier, deu-se início à mostra, tendo esta sido visitada por muitas pessoas.
Não era propriamente uma exposição de arte sacra mas de presépios e Meninos de todos os tamanhos e feitios, desde os mais pequeninos e de valor simbólico aos mais elaborados e de valor artístico mais elevado.
Havia presépios feitos em papel, cortiça, plasticina, vidro, EVA, tecido, conchinhas, barro negro de Vila Real, outros típicos de Barcelos, um da Galiza, um que veio de Jerusalém, um dentro de um aquário e muitos outros de variado interesse. Não faltaram também os típicos presépios portugueses, com várias peças do imaginário popular, elaborados com musgo, madeira, pedrinhas, etc.
Muitos Meninos Jesus: deitados em caminhas, em manjedouras, em conchinhas, em almofadas. Imagens do Menino Jesus de Praga, de Lamego, da Colômbia e da Lapa. Réplicas do Menino Jesus da Cartolinha, que se encontra na catedral de Miranda do Douro.
Com música ambiente alusiva ao Natal do Menino Jesus, foi um dia em que se pôde admirar e verificar a devoção que o povo tem a este Menino que nasceu há mais de dois mil anos e que em cada Natal renasce e se nos dá.
Sem comentários:
Enviar um comentário